Nos dias 19 e 20 de novembro, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em parceria com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), da França, promovem, em Brasília, o Seminário Franco-Brasileiro Patrimônio Cultural e Sistemas Agrícolas.

Reunindo especialistas brasileiros e franceses para tratar da riqueza e diversidade dos sistemas agrícolas brasileiros, o encontro pretende discutir as dinâmicas dos sistemas agrícolas locais, analisando desde as formas de manejo do espaço até os seus sistemas alimentares. As duas questões, que são os fios condutores do debate, são quais metodologias permitem apreender a complexidade destes sistemas e quais instrumentos são passíveis de salvaguardar e, ao mesmo tempo, manter o caráter dinâmico dos mesmos.

Ao longo do encontro, vão ser apresentados os instrumentos utilizados até o momento na França (parques regionais, indicações de origem etc.) e no Brasil (registro do patrimônio imaterial, legislação sobre acesso etc.) e em outras instâncias internacionais (como FAO, UNESCO).

Durante o Seminário, também ficará em cartaz a exposição de fotos A rosa e seus caminhos – O sistema agrícola do Rio Negro que mostra o trabalho que algumas comunidades realizam nessa região da Amazônia.

O Seminário Franco-Brasileiro Patrimônio Cultural e Sistemas Agrícolas conta com financiamento do IRD, do Iphan, da Embaixada da França e da l’Organisation Internationale de la Francophonie – OIF, e apoio da Fondation pour la Recherche – FRB, Agence Nationale de la Recherche – ANR, Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, Instituto Socioambiental – ISA, Associação das Comunidades Indígenas do Médio Rio Negro – Acimrn, Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro – Foirn e Associação Indígena de Barcelos – Asiba.

O evento será realizado na Sala Le Corbusier – Embaixada da França (SES Avenida das Nações Qd. 801 lote 4 – Brasília – DF). As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do e-mail seminariphanird@gmail.com (com indicação do nome, instituição, área de atuação e endereço eletrônico). Mais informações pelo site www.iphan.gov.br


contributor

Jornalista e sócia da empresa CT Comunicações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *