De 20 a 23 de agosto, a Fundação Cultural Palmares (FCP) e a Unesco realizam o Seminário Internacional Herança, Identidade, Educação e Cultura: gestão dos sítios e lugares de memória ligados ao tráfico negreiro e à escravidão, em Brasília (DF).
O encontro reunirá autoridades envolvidas com o desenvolvimento de políticas públicas sobre a questão, além de profissionais atuantes na preservação, promoção e produção de conteúdos pedagógicos sobre os sítios de memória. Também estarão presentes pesquisadores que estudam o tema.
Um dos objetivos do evento é a elaboração de um guia conceitual e metodológico dirigido aos gestores culturais, com o intuito de facilitar a instalação de turismo de memória em torno dos sítios, lugares, monumentos e museus ligados ao tráfico negreiro e à escravidão.
O seminário internacional também faz parte da preparação do plano de ação para a Década Internacional dos Afrodescendentes, declarada pela Organização das Nações Unidas, e as comemorações do 24º aniversário da Fundação Cultural Palmares.
O encontro será realizado no Museu Nacional da República (Setor Cultural Sul, Lote 2 – Esplanada dos Ministérios – Brasília/DF).
Para participar, a presença deve ser confirmada no e-mail internacional@palmares.gov.br.
*Com informações do site do MinC