O SESC Belenzinho abre nesta terça-feira (25/10) inscrições para o Seminário Internacional de Cultura e Transformação Urbana, que acontece nos dias 22 e 23 de novembro.

O encontro tem curadoria de Ana Carla Fonseca – economista, doutora em Urbanismo e especialista internacional em economia criativa e cidades criativas – e oferecerá aos participantes a oportunidade de conhecer, analisar e debater sobre a inserção dos festivais e equipamentos culturais nas cidades em que operam.

Estarão em pauta: quais processos de parceria, envolvimento comunitário e governança mais contribuem para reforçar essa relação; estratégias, ações, indicadores e levantamentos dos impactos, realizados por alguns dos mais referenciais projetos culturais do mundo; e formas de utilizá-los para engendrar um processo de transformação urbana.

Essas e outras questões serão aprofundadas em quatro mesas (duas a cada dia). Reunidos pela primeira vez, serão oito casos referenciais no mundo, bastante distintos entre si: Rede de Bibliotecas de Medellín (Colômbia), l’Île de Nantes (França), Tate ModernGallery (Londres), Museu Guggenheim (Bilbao, Espanha), TOHU (Montreal, Canadá) e SESC SP, Festivais de Edimburgo (Escócia) e FLIP (Paraty).

As personalidades que irão compor as mesas são: o espanhol Roberto Gómez de la Iglesia (Diretor da c2+i), o canadense StéphaneLavoie (Diretor Geral do TOHU), a escocesa Faith Liddell (Diretora dos Festivais de Edimburgo), o colombiano Jorge Melguizo (Ex-Secretário de Desenvolvimento Social de Medellin), o inglês Donald Hyslop (Chefe de Parcerias e Relações com a Comunidade da TateModern), o francês Olivier Caro (Chefe de Projetos da Secretaria de Cultura de Nantes), Danilo Santos de Miranda (Diretor Regional do SESC SP) e Mauro Munhoz (Diretor da FLIP). Como mediadores dos debates estarão peritos em cultura e em cidades, comoAntônio Carlos Sartini (Diretor do Museu da Língua Portuguesa), Teixeira Coelho (Curador do MASP), Luiz Dias Guimarães(Presidente do Santos Convention Bureau), Carlos Augusto Calil (Secretário Municipal de Cultura de São Paulo), Jorge Wilheim(Presidente da Jorge Wilheim Consultoria), Caio Luiz de Carvalho (Presidente da SP Turis).

Clique aqui para mais informações.


editor

1Comentário

  • jogos, 26 de outubro de 2011 @ 18:52 Reply

    parece um seminário interessante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *