De 5 a 8 de junho, a SP-Arte realiza sua primeira edição fora de São Paulo. Em Brasília (DF), a feira reunirá 33 galerias nacionais – da Bahia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal -, no Iguatemi Brasília, Lago Norte.
A feira em Brasília é o segundo evento ligado à feira original: em 2007, ano da 3ª edição da SP-Arte, foi criada a SP-Arte/Foto, que, em sete edições, se firmou como um dos principais eventos voltados à fotografia no país.
Cidade com o maior PIB per capita do país, Brasília foi escolhida como cenário da primeira edição da SP-Arte fora de São Paulo por sua relevância histórica e cultural. “Brasília é uma cidade que foi projetada para reunir a paisagem do Cerrado com a arquitetura de dois dos nossos maiores arquitetos, Lúcio Costa e Oscar Niemeyer”, afirma Fernanda Feitosa, idealizadora e diretora da feira.
Ela destaca também o panorama das artes na capital federal. “A cidade abriga, hoje, museus e centros culturais de grande porte, e artistas que têm se destacado no cenário brasileiro e internacional. Depois da fase musical, nos anos 80, é a vez da arte contemporânea em Brasília.”
A SP-Arte Brasília contará com a presença dos patrocinadores Itaú, Oi, Oi Futuro e Iguatemi Brasília. Air France, Chandon e Minalba compõem o grupo de apoiadores do evento.
Em sua última edição, realizada em abril, no Pavilhão da Bienal, a feira contou com a participação recorde de 136 galerias, sendo 78 nacionais e 58 estrangeiras.