Um dos líderes mundiais no mercado de streaming de música, o Spotify deve começar suas atividades no Brasil no fim de setembro, de acordo com o caderno Link, do Estadão.
A empresa, que já tem três funcionários no país, pretende formar equipe de pelo menos 15 pessoas até o próximo semestre.
Sites brasileiros permitem que o usuário ouça músicas sem a necessidade de download ou pagamento, mas geralmente os catálogos e serviços são limitados e não existe negociação de direitos autorais com as gravadoras.
O Spotify oferece milhões de músicas licenciadas, possibilidade de criar playlists, alto nível de integração com redes sociais e versões feitas especialmente para web, smartphone e tablet, com assinaturas a preços baixos.
O Spotify está presente em 28 países e tem 24 milhões de usuários, seis milhões deles pagantes. O concorrente Deezer é usado por 10 milhões de pessoas (sendo quatro milhões assinantes).
A América Latina ocupa a segunda posição na adição de novos usuários do Deezer, atrás apenas da França, sede da empresa. O Brasil é o terceiro maior mercado do Rdio, criado pelos fundadores do Skype e presente em 31 países.
Segundo a empresa de pesquisa comScore, o Deezer e o Rdio ocupam, respectivamente, a 19ª e a 29ª posição na lista dos sites de música mais visitados, sem contar os acessos por dispositivos móveis, de onde vêm 80% da audiência global do Rdio, por exemplo. O Spotify aparece em 162º lugar.
*Com informações do Link