O projeto editorial “Tropicália ou Panis et circencis”, coordenado por Ana de Oliveira, convidou ensaístas e artistas visuais para recriarem, em textos e imagens, cada uma das doze faixas do álbum homônimo de 1968. Idealizado e organizado pela pesquisadora Ana de Oliveira, a obra foi lançada na semana passada pela editora Iyá Omin.

Os textos ficaram a cargo de Jorge Mautner, Hermano Vianna, Viviane Mosé, Antônio Risério, Aguilar, Bené Fonteles, Bráulio Tavares, Christopher Dunn, Frederico Coelho, Manuel da Costa Pinto, Newton Cannito, Noemi Jaffe e Arnaldo Antunes.

Já a lista de artistas plásticos inclui Guto Lacaz, Aguilar, Lenora de Barros, Gringo Cardia, André Vallias, Ailton Krenak, Ernane Cortat, Ray Vianna, Leandro Feigenblatt, Nelson Provazi, Adriana Ferla, Rico Lins e o coletivo assume vivid astro focus.

Concretizado com patrocínio da Petrobras e do Ministério da Cultura, o livro “Tropicália ou Panis et Circencis’’, vem somar aos inúmeros estudos, análises e ensaios já existentes sobre esse tema, o livro possui 130 págs., vem em uma caixa e acompanha doze cartazes de 93 x 62 cm.

Ana de Oliveira estuda o movimento tropicalista há 12 anos. Pesquisadora e editora, Ana possui um extenso acervo documental e imagético com rariadades que foi reunindo ao longo dos anos e que hoje formam um pequeno museu particular sobre o tema. É autora do site Tropicália –

www.tropicalia.com.br

Livro: Tropicália ou Panis et Circencis

Autor: Ana de Oliveira

Editora: Iyá Omin


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *