Levantamento do Observatório Brasileiro do Cinema e do Audiovisual (OCA) divulgado nesta semana aponta que houve aumento de 100,6% na veiculação de conteúdo audiovisual brasileiro na TV por assinatura em 2012. Foram selecionados 14 canais para este segmento da análise.

Foto: jason trimSegundo a pesquisa, o aumento foi impulsionado pela aprovação da Lei 12.485, que unificou modalidades diferentes de serviços de TV paga e criou cota para conteúdo nacional no horário nobre dos canais a cabo. O gráfico apresentado no estudo revela uma alta acentuada da exibição em 18 emissoras internacionais a partir de setembro de 2012, quando a legislação entrou em vigência.

O canal Sony, por exemplo, dobrou o número de horas de conteúdo brasileiro de 144, em janeiro de 2012, para 288 mensais, em dezembro do mesmo ano. Por outro lado, a quantidade de produções locais exibida em grades estrangeiras não ultrapassa os 6,3% – porcentagem veiculada pelo canal Telecine Premium.

É possível notar ainda alto número de reprises de filmes nacionais na programação. O longa Tropa de Elite 2 foi o campeão de exibições: reproduzido 69 vezes dentro dos canais Telecine.

Apesar do crescimento, as produções brasileiras representam apenas 1,8% do total veiculado entre as emissoras fechadas.

Mercado – A base de assinaturas cresceu 27% em relação a dezembro de 2011 – são 16,2 milhões assinantes. A NET/Embratel/Claro possui 52% do mercado, seguida pela Sky com 31%.

A pesquisa mostra que o país possui 94 canais de espaço qualificado, comandados por 21 grupos empresariais (programadoras). A Time Warner, originária dos Estados Unidos, é líder em número de canais (28) e de assinantes (146,4 mil). Em segundo lugar está a Globosat, com 15 canais e 101 mil assinantes.

Somadas, as companhias internacionais comandam mais que o dobro dos espaços qualificados e do número de assinantes da TV paga no Brasil. O levantamento destaca o credenciamento de seis novos canais brasileiros de espaço qualificado, cinco deles pertencentes a programadoras nacionais independentes.

A íntegra da pesquisa da OCA está disponível aqui.


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Jornalista, foi repórter do Cultura e Mercado de 2011 a 2013. Atualmente é assessor de comunicação da SPCine.

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