O vereador da cidade de São Paulo, Gilberto Natalini enviou no ultimo dia 10 de junho, um pedido de audiência pública, para tratar do impasse envolvendo a Cinemateca Brasileira. O documento enfatiza a urgência da participação da Câmara Municipal de Vereadores, da Secretaria Municipal de Cultura, da Secretaria Estadual de Cultura e dos órgãos federais, para em conjunto construir uma solução definitiva para a salvaguarda do acervo contido na instituição.
A audiência virtual foi marcada para o dia de hoje (18). Também no dia de hoje, os funcionários da Cinemateca deram início à uma greve – que deve ser mantida até o dia 26 de junho – e convocaram para um ato que será realizado amanhã, em frente a instituição.
Além de reivindicarem o pagamento dos salários, atrasados há 3 meses, os servidores alertam para os riscos de deterioração dos mais de 245 mil rolos de filme, incluindo risco de incêndio, por conta da falta de verba para as medidas de conservação.
O governo federal ainda não fez nenhum repasse do valor devido em 2020 para a Associação de Comunicação Educativa Roquette Pinto, atual gestora da Cinemateca.