Começa na próxima segunda-feira (10/9) a edição 2012 do Viagem Literária, programa da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que leva a 70 municípios atividades de fomento e incentivo à leitura, como apresentações de contação de histórias e bate-papos com escritores renomados.
Os eventos acontecem sempre em bibliotecas públicas da região metropolitana, interior e litoral do Estado, em parceria com as prefeituras das cidades participantes. A proposta é estimular a formação de novos leitores e fortalecer os vínculos entre as bibliotecas públicas e a população local.
Nesta edição, serão promovidos 210 eventos no total. Em setembro, acontece o módulo de contação de histórias, com 14 contadores e grupos circulando pelas 70 cidades. Cada cidade receberá duas apresentações no mesmo dia. Em outubro, será a vez das palestras com 14 escritores de literatura adulta ou infantojuvenil.
A grande novidade deste ano é a criação de um módulo de capacitação, a ser realizado na Biblioteca de São Paulo com 140 profissionais – dois de cada cidade – sobre a leitura dos clássicos brasileiros. O curso apresentará as obras, as razões, os desafios e as técnicas para conquistar novos públicos pela leitura e compreensão das principais obras de autores consagrados.
“Os clássicos brasileiros estão nas estantes de todas as bibliotecas públicas; ao mesmo tempo, são livros muito utilizados pelas escolas e cobrados em vestibulares. A capacitação buscará demonstrar diferentes formas de estimular a leitura destes livros, não como obrigação, mas por prazer”, explica a coordenadora da Unidade de Bibliotecas e Leitura, Adriana Cybele Ferrari. A intenção é que os profissionais escolhidos por cada cidade atuem como multiplicadores em seus municípios.
Desde que foi criado, em 2008, o Viagem Literária já realizou mais de 1.400 atividades. No ano passado, cerca de 50 mil pessoas participaram da programação. O programa integra uma série de ações mantidas pela Secretaria de Estado da Cultura para estimular a leitura, como a Biblioteca de São Paulo, o Prêmio São Paulo de Literatura, o Festival da Mantiqueira, editais do Programa de Ação Cultural (ProAC) voltados à criação literária, bem como o Museu da Língua Portuguesa, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida.
Clique aqui para conferir a programação completa.
*Com informações da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo