O Palácio Anchieta, no centro de Vitória (ES), será o ponto de encontro entre o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), o setor cultural e a sociedade capixaba nesta sexta e sábado (26 e 27/4), para debater as Estratégias de Fomento e Financiamento, o Estatuto de Museus, o Plano Nacional Setorial de Museus e outros assuntos relevantes para a área museal do estado. O encontro na capital capixaba é o quarto da série Conexões Ibram: Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará já realizaram suas reuniões.

Durante o encontro, a presidente substituta do Ibram/MinC, Eneida Braga, e o secretário estadual de Cultura, José Paulo Viçosi, assinam Acordo de Cooperação Técnica com o objetivo de integrar recursos e desenvolver ações conjuntas para fortalecer, difundir, fomentar e incentivar o setor de museus no Espírito Santo.

O programa começou no mês de março e ao longo dos próximos meses o Ibram percorrerá todos os estados da federação. Além das apresentações abertas ao público, o Conexões Ibram propõe reuniões técnicas com o intuito de concretizar planos de trabalho para inserir os museus do Brasil nas inovações em políticas públicas museais promovidas pelo instituto.

Ceará – No encontro realizado em Fortaleza, nos dias 23 e 24 de abril, o Grupo de Trabalho encarregado de debater o legado cultural da Copa do Mundo em 2014 decidiu priorizar a destinação de recursos não para a criação de novos museus, mas para a revitalização dos equipamentos culturais já existentes.

O Ceará é o estado da região Nordeste com a segunda maior concentração de museus mapeados pelo Cadastro Nacional de Museus (CNM). De acordo com levantamento realizado pelo Ibram/MinC para a publicação Museus em Números, 55 dos 184 municípios cearenses contam com museus.

*Com informações do site do MinC


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *