É a denominação de iniciativas de financiamento colaborativas. Traduzindo, é uma ação de cooperação coletiva realizada por pessoas ou empresas que contribuem financeiramente, através de uma plataforma online, para apoiar projetos ou organizações. Desde o início deste ano esse tipo de ação vem ganhando espaço no Brasil.
As pessoas investem em um projeto porque se identificam e tem a oportunidade de participar de algo grande, mesmo contribuindo com pouco.
O Crowdfunding geralmente é organizado por faixas de contribuições relacionadas aos benefícios que o doador receberá em troca. Na maioria das vezes há um valor mínimo a ser alcançado num determinado tempo, e no caso desse valor não ser alcançado, o dinheiro é devolvido integralmente.
Um exemplo, o site americano Kickstarter já permitiu que mais de 380 mil pessoas buscassem recursos para colocar suas ideias em prática – desde filmes independentes até discos produzidos e gravados em casa. Mais de 30 milhões de dólares em recursos foram solicitados por meio da plataforma, sendo que alguns projetos chegaram captar mais de 100 mil dólares.
Além dos projetos culturais, o crowdfunding é muito utilizado na Europa e USA para financiar startup de pequenos empreendedores, geralmente da área de Internet, e que necessitam de um pequeno capital de giro para iniciar suas operações.
No Brasil não existe uma legislação especifica ainda, mas se o doador pessoa física pagar Imposto de Renda, ele pode descontar até 6% do IR devido, mas o projeto em questão, deve estar habilitado pela Lei Rounaet / Ministério da Cultura.
O povo brasileiro, divulgando e praticando o crowdfunding, pode despertar algum interesse na criação de uma legislação especifíca para esse modelo de incentivo. Espero que seja somente uma questão de tempo para isso acontecer.
Na área cultural também começaremos a ver muitos projetos sendo incentivados por crowdfunding, mas certifique-se de que a pessoa ou ONG que esta operacionalizando esse sistema é idônea e realmente tem um comprometimento com o projeto.
Um exemplo sério é o Instituto I-VBA (www.ivba.org.br), uma ONG que dentro da sua estrutura de Social Web, adotou o crowdfunding como plataforma de financiamento de projetos sociais/culturais, onde formata projetos de documentários, livros, exposições e eventos através do investimento de pessoas físicas, e em contra partida, os doadores participam de eventos exclusivos, como é o caso dos eventos de lançamento no Club A São Paulo (www.clubasaopaulo.com.br) ou a exibição do documentário numa avant-premier, além de aparecer nos créditos do filme como co-produtor, participar das filmagens, e outros benefícios que estão agradando e muito os doadores.
Um projeto do IVBA, que esta pleiteando verba através de Crowdfunding é o projeto “Alcantara”, palavra árabe que quer dizer “A Ponte” .
O projeto consiste em um documentário com um roteiro inspirado no trabalho cultural e social da artista plástica Elisa Lobo, e seu trabalho de releitura de obras de arte com um grupo de bordadeiras e costureiras do sul de Minas Gerais, na cidade de Carmo da Cachoeira, sob a direção do destacado Diretor de Cinema Marcelo Galvão, seis movimentos musicais belamente harmonizados para retratar uma história digna de ser vista, ouvida e cantada. O projeto conta também com genialidade do cantor e compositor Lenine, com seu estilo único e inconfundível.
Vale conferir o projeto no site!
*Publicado originalmente no site Eventos Pro
1Comentário