Foto: Leonardo Brant
Ctrl-V :: VideoControl
é o videomanifesto de lançamento da RAIA – Red Audiovisual Iberoamericana, uma comunidade interessada em ampliar e qualificar a discussão sobre a influência do audiovisual e os efeitos da indústria de Hollywood em nossa sociedade. Resultado de uma pesquisa, que já publicou a coleção de livro Democracia Cultural, no Brasil, avançamos para um experimento videográfico, ou um webdocumentário, como preferimos nomear.

Divido em três partes, o webdoc contém uma extensa documentação disponível no ctrl-v.net, uma plataforma que agrega o processo de criação e evolução da proposta, que nasceu como Te Están Grabando e evoluiu para Ctrl-V :: VideoControl a partir da própria pesquisa. A ideia é explorar as potencialidades da Internet e suas redes para realizar e difundir conteúdos audiovisuais. Com imagens e áudio captados com câmera fotográfica digital, o experimento busca colocar à prova todas as possibilidades que as novas tecnologias nos disponibilizam.

Para dialogar com a lógica de construção do ambiente simbólico, de dominação e poder dessas indústrias, utilizamos imagens geradas em Hollywood para enfatizar ou criar contraponto. Acrescentamos a esta pesquisa uma nova safra de documentários independentes que denunciam os sistemas de poder, como é o caso de Zeitgeist e The Corporation, entre muitos outros selecionados em nossa filmografia.

A primeira parte trata do nascimento de Hollywood, sua relação com o Estado norte-americano e a formação de um cartel internacional que se apodera dos mercados locais amparado por uma política internacional baseada no intervencionismo simbólico.

A segunda parte trata dos efeitos da indústria dominante sobre as culturas locais e busca alternativas, a partir da formação de um território ibero-americano, de resistência audiovisual, por força de políticas de Estado, de movimentos sociais e de formação de um mercado comum.

Por fim, apresenta a luta da diversidade cultural, que resultou na aprovação da Convenção da UNESCO sobre o assunto, e alerta para os riscos de uma provável ampliação deste cartel ao ambiente web e suas corporações. Os riscos para a democracia, a cultura livre e a diversidade cultural são iminentes.

A intenção é fomentar o debate e construir, com a participação livre e colaborativa dos membros da RAIA (www.raiavirtual.net), o processo de pesquisa e edição que se consolidará em um longa-metragem de aproximadamente 70 minutos.

Ctrl-V :: VideoControl, cuja primeira parte entregamos agora à sociedade, contou com o apoio da Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento – AECID e inúmeros pesquisadores e profissionais envolvidos com o tema, além da participação ativa da equipe do Divercult e dos membro da RAIA.

O momento de articulação em torno dos direitos culturais é agora. Controle ou seja controlado!

Ctrl-V::VideoControl – PARTE 1 from Ctrl-V::VideoControl on Vimeo.


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *