O crítico Celso Sabadin resgata o cinema mudo desde seus primórdios, contando os principais acontecimentos que marcaram sua história. Com prefácio de Rubens Ewald Filho, é obra imprescindível para quem gosta da sétima arte.

Vocês ainda não ouviram nada – A barulhenta história do cinema mudo reúne histórias sobre as invenções tecnológicas que levaram à criação do cinema; os precursores dos famosos irmãos Lumière; o início dos grandes estúdios norte-americanos; as primeiras comédias; o cinema alemão e as produções russas; os diretores e produtores pioneiros; os astros e estrelas; o cinema de animação; e os primeiros passos do Brasil na era da cinematografia. “O objetivo é eliminar o preconceito, mostrar que era um cinema elaborado e foi uma base importante”, afirma o autor.

Essa nova edição – ampliada, revista e reescrita – chega doze anos depois da primeira e integra a coleção Biblioteca Fundamental de Cinema, da Summus Editorial, dirigida pelo produtor e diretor de longas-metragens Francisco Ramalho Jr.

Resultado de uma cuidadosa pesquisa, que durou cinco anos, o livro fala sobre o nascimento e o desenvolvimento da indústria cinematográfica em vários países, como Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Rússia, Austrália e Brasil. O autor contextualiza os momentos marcantes do cinema mudo com o cenário histórico mundial e as consequências para o mundo das artes.

Em sua análise, Sabadin situa o aparecimento do star system, a criação da linguagem cinematográfica, o surgimento das técnicas, a animação, as salas de exibição, o controle do cinema por leis, a relação do cinema com o Estado e, em particular, a descoberta do domínio do cinema sobre as massas e o aproveitamento desse fato pelos regimes democráticos e, também, pelos autoritários.

Com um texto simples e direto, o autor revela histórias interessantes sobre a carreira de ícones como Charles Chaplin, o Gordo e o Magro, Greta Garbo, Rodolfo Valentino, D.W. Griffith, Thomas Edison, Georges Méliès, os irmãos Warner e tantos outros que forjaram os primeiros anos da sétima arte. O livro traz ainda muitas curiosidades sobre os bastidores de grandes produções e os avanços que acabaram culminando no cinema falado.

O autor

Celso Sabadin formou-se publicitário pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. A partir de 1979, começou a especializar-se em jornalismo cinematográfico.

Foi crítico de cinema em diversos veículos, entre eles Folha da Tarde, Jornal do Vídeo, O Estado de S. Paulo e Folha de S.Paulo, além das revistas Claudia, Video Business, Íris Foto, Vídeo News, Classe News e Ver Video. Produziu e apresentou programas sobre trilhas sonoras de cinema nas rádios USP, Brasil 2000 e 89 FM.

Durante doze anos, foi apresentador, roteirista e crítico de cinema da Rede Bandeirantes de Televisão, da BandNews e do Canal 21. Realizou a cobertura jornalística de mais de cinquenta festivais de cinema nacionais e internacionais. Foi curador e produtor da Mostra Cine Santander España e do Festival Cinema do Coração.

Atualmente é crítico de cinema da TV Gazeta, dos sites Cineclick, Yahoo, 100% Vídeo e Planeta Tela, da Revista de Cinema e da Rádio Bandeirantes. É curador do Brazilian Film Festival of Toronto.
Desde 2003 organiza e ministra cursos livres de cinema no Planeta Tela Espaço Cultural, onde também presta serviços de assessoria de imprensa para filmes brasileiros e festivais de cinema.

É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e patrono do Instituto Brasileiro de Arte e Cultura (Ibac) no segmento de cinema, além de autor do livro Éramos apenas paulistas – Biografia de Francisco Ramalho Jr. (Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2009).

Título: Vocês ainda não ouviram nada – A barulhenta história do cinema mudo
Autor: Celso Sabadin
Editora: Summus Editorial
Preço: R$ 59,90
Páginas: 224
ISBN: 978-85-323-0643-2
Atendimento ao consumidor: 11-3865-9890
Site: www.summus.com.br


Pesquisador cultural e empreendedor criativo. Criador do Cultura e Mercado e fundador do Cemec, é presidente do Instituto Pensarte. Autor dos livros O Poder da Cultura (Peirópolis, 2009) e Mercado Cultural (Escrituras, 2001), entre outros: www.brant.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *