A partir desta segunda-feira, dia 13, até o dia 17 de abril, está sendo realizado, em Porto Alegre, o XIII Congresso da Abracor – Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, evento que debate a importância da preservação de bens artísticos e culturais, através de palestras, oficinas, exposições e mostra de cinema. Sob o tema Preservação do Patrimônio Cultural – Ética e Responsabilidade Social, o congresso conta com a participação de especialistas e convidados da França, Espanha e Alemanha.
Segurança de museus e acervos culturais, políticas de conservação, formação profissional, arquitetura, conservação e restauração na arqueologia subaquática e terrestre, pintura de cavalete, escultura policromada e documentos são algumas das mesas programadas. Além destes temas, a regulamentação da profissão de conservador-restaurador de bens culturais móveis e integrados no Brasil é uma das questões a serem discutidas durante o evento.
Com o apoio do Centro Cultural da Espanha em São Paulo/Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento, vem a Porto Alegre para uma oficina o estudioso Charo Fernandez García, do GEIIC – Grupo Español del International Institute for Conservation. Entre os palestrantes internacionais estão Serge Leroux, engenheiro que atualmente dirige o escritório técnico da Direção dos Museus da França, departamento de Arquitetura, Museografia e Equipamentos, e o cientista Stefan Simon, do Laboratório de Investigação Rathgen, em Berlim.
O evento também conta com o apoio da Associação de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais do Rio Grande do Sul (Acor-RS). O Centro Histórico da Ufrgs, que está recuperando seus prédios históricos com a colaboração da comunidade e das empresas, entra nessa parceria e acolhe o evento, abrindo as portas para sediar o encontro de profissionais engajados na preservação.
A programação completa e mais informações podem ser obtidas no site da Abracor.