De 2 a 11 de setembro acontece a XV Feira Pan-amazônica do Livro. A poetisa Dulcinéa Paraense será homenageada na versão 2011 do evento, que acontece no Hangar – Centro de Convenções da Amazônia, tendo a Itália como país convidado. A Feira Pan-amazônica do Livro é uma realização do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – Secult.

A dificuldade do acesso ao livro é proveniente de vários fatores: o preço acima do poder aquisitivo de grande parte da população, a falta do hábito de ler, a deficiência de ofertas de salas leitura nas escolas públicas, bibliotecas com acervos desatualizados e pouco atraentes e a insuficiência de mediadores de leitura. Os dados induziram a Secretaria de Cultura a criar, há quinze anos, a Feira Pan-amazônica do Livro, que ocorre anualmente na cidade de Belém durante dez dias e, durante o ano, acontece em vários municípios do estado com os Salões do Livro e o Sarau Literário.

A Secult, em parceria com as prefeituras e secretarias culturais dos municípios paraenses, organiza o Salão do Livro, que alcança as cidades da circunvizinhança, atingindo alunos de escolas públicas com oficinas e programação cultural. No Sarau Literário, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação- Seduc, a Pan-Amazônica homenageia um escritor paraense com programação literária, com a presença palestrante especialista no assunto, oferecendo espetáculo de música ou teatro voltado para o tema.

Considerada a quarta feira de livros mais importante do país, a Pan-amazônica do Livro apresenta um crescimento anual de 15%, tanto em área, quanto em público e volume de vendas. A partir da literatura, uma série de atividades paralelas, como oficinas, cursos, cinema, teatro, música, fotografia, em programação sedutora que atrai um público diversificado, assim como alunos da rede pública para o mundo do imaginário, do lazer e do entretenimento, da cultura e da educação.

Com público de 600 mil pessoas (2010), a Feira Pan-amazônica gera negócios da ordem de 30 milhões de reais, incrementado a produção literária nacional e local, aumentando sensivelmente o número de leitores, gerando empregos e contribuindo para o crescimento do Estado.

Entre as atrações confirmadas para este ano estão os jornalistas e também escritores Laurentino Gomes, Daniel Piza, Zuenir Ventura e Leandro Narloch.

*Com informações da CBL e do site Guiart.com.br

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *