O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC) lançou nesta quinta-feira (17/11), em Brasília, a publicação Museus em Números. Distribuída em dois volumes, com mais de 940 páginas, a obra faz uma radiografia da rede de museus do país nos últimos quatro anos, apurada junto a 1,5 mil unidades cadastradas pelo Ibram. Nos próximos dez dias, o material deve estar disponível ao público interessado, nas livrarias de todo o país.
O presidente do instituto, José do Nascimento Junior, disse que este foi o mais amplo trabalho de pesquisa já realizado na área de museus do país. Segundo ele, essa é uma prova de que o serviço público está habilitado para trabalhar com a qualificação de informações.
A ministra Ana de Hollanda destacou a importância da realização de um levantamento de estatísticas culturais na área dos museus. “Trabalhos como este traçam um quadro da memória artística nacional e destacam a Cultura do país no exterior”, comentou a ministra. Ela parabenizou o empenho da equipe técnica do Ibram e disse que o órgão vem realizando um trabalho muito eficiente e afinado com as diretrizes gerais das politicas públicas do Minc.
A nova publicação possibilita a visualização do perfil da Economia Criativa agregada ao segmento de preservação da memória nacional. A obra traz informações como o número de empregos diretos gerados pelo setor, cerca de 20 mil vagas de trabalho. Traz também um panorama da concentração dos museus no território nacional. Dos 5.564 municípios brasileiros existentes na período de corte da pesquisa (2006 a 2010), apenas 21% possuem museus. Destes, a grande maioria está localizada na zona litorânea, em consonância com a distribuição da população nacional.
Após a solenidade de lançamento, foi realizada uma mesa redonda entre representantes do Ministério da Cultura e dos departamentos de pesquisas estatísticas do IBGE e da UNB, para o debate das informações contidas nos dois livros.
A coordenadora-geral do Sistema de Informações Museais do Ibram, Rose Miranda, apresentou a obra ao público presente, formado por estudantes da UNB na área de museus, funcionários do MinC e representantes de secretarias de Cultura de 25 estados brasileiros. Ela disse que a publicação foi fruto de um trabalho de cinco anos da equipe do Ibram/MinC e contou com apoio da Organização dos Estados Ibero-Americanos e do Ministério da Cultura da Espanha. Informou, também, que os resultados da pesquisa demonstram um crescimento substancial no número de museus no Brasil, nas últimas décadas, e que apenas 22,3% destas instituições possuem orçamento próprio.
*Com informações do site do MinC