Um levantamento dos principais cursos ligados à gestão cultural no Brasil: especialização, graduação, pós e MBA
Conheça alguns dos cursos da área cultural no Brasil em especialização, graduação, pós e MBA.
ESPECIALIZAÇÃO
Captação de recursos à cultura
Articultura / São Paulo
O curso capacita profissionais no planejamento e implementação de estratégias de captação de patrocínios empresariais. Um dos diferenciais é a aplicação, no campo cultural, de uma metodologia para o planejamento de programas de estímulo a doações pessoais, prática até então restrita a projetos sociais. O objetivo é ensinar as organizações culturais a mobilizarem os cidadãos para a sua sustentabilidade econômica.
s://www.articultura.com.br/serv_cursos.php?id_curso=3
Gestão de projetos culturais e organização de eventos
ECA – USP / São Paulo
Organizado pelo CELACC – Núcleo de Estudos Latino Americanos de Cultura e Comunicação, o curso prepara o profissional para administrar e gerir projetos culturais em diversas manifestações da cultura, a fim de promover o desenvolvimento empresarial e social, e o instrumentaliza para a prática de organização de eventos e captação de financiamentos públicos e privados para projetos culturais.
s://www.eca.usp.br/cultexte/cursexte/celacc.asp
Planejamento e gestão cultural
PUC Minas / Minas Gerais
O curso à distância da PUC Minas Virtual, que atualmente se encontra em avaliação da demanda, pretende é responder à crescente demanda no campo da formação de especialistas para o desenvolvimento técnico-gerencial de políticas, programas e projetos públicos e privados na área cultural. O objetivo central é o de capacitar profissionais das mais diferentes áreas, através de uma perspectiva interdisciplinar, para a formulação, planejamento, execução e avaliação de ações culturais.
s://www.virtual.pucminas.br/CSA/s1a0005a/informacao.htm
Produção e Marketing Cultural
Kavantan / São Paulo
O curso é focado na necessidade dos produtores culturais de produzirem eventos com maior sistematização, metodologia e análise da relação custo x benefício. É voltado ainda para os profissionais de marketing, que encontram dificuldades em analisar projetos culturais, estabelecer os retornos e otimizar as possibilidades de utilização dos incentivos fiscais.
EXTENSÃO
Gestão contemporânea da cultura
DUO (curso à distância)
Curso pela Internet, com conteúdo dividido em quatro grandes temas: Cultura e Desenvolvimento; Política e Economia da Cultura; Gestão estratégica da Cultura; e Comunicação e Marketing. Visa criar e acionar ações estratégicas, desenvolver conceitos de gestão e fornecer ferramentas inovadoras para a administração cultural.
s://www.duo.inf.br/ead_gestao.asp
Marketing cultural: teoria e prática
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
Capacita o aluno para a concepção, planejamento, comercialização e execução de projetos culturais, e fortalece uma filosofia de ação cultural fundamentada no estabelecimento e manutenção de políticas culturais.
s://www2.uerj.br/fcs/nucleo/cursos.htm
GRADUAÇÃO
Produção cultural
UFF – Universidade Federal Fluminense / Rio de Janeiro
Criado em 1995, foi o primeiro curso brasileiro de nível superior voltado para a Produção Cultural. A grade curricular pretende fornecer uma perspectiva interdisciplinar da cultura e da arte e oferecer conhecimentos básicos dos vários meios de expressão artística com os quais o produtor cultural irá lidar, além de instrumentalizá-lo em planejamento e administração cultural.
As disciplinas são divididas em três blocos: “Teorias da arte e da cultura”, “Fundamentos dos meios de expressão” e “Planejamento cultural”.
Produção em comunicação e cultura
FACOM – Faculdade de Comunicação da UFBA / Bahia
O curso é focado na formação do profissional em Produção em Comunicação e Cultura, assim definido pela FACOM: “Possuidor de um conhecimento teórico – analítico – informativo rico e abrangente da situação da cultura e da comunicação na contemporaneidade, com destaque para o panorama atual vivenciado no Brasil e na Bahia, realiza estudos e pesquisas na área de comunicação e cultura, além de planejar, produzir e realizar atividades culturais e comunicacionais, sob variadas formatações, sendo tais programas realizados diretamente pelos mídia, como shows inscritos em sua programação midiática ou não, ou programas realizados por terceiros, mas perpassados pela necessidade de efetiva interação com mídias.”
s://www.facom.ufba.br/acad_ens_produ.html
MBA
Gestão cultural
Universidade Candido Mendes / Rio de Janeiro
Organizado pela ABGC (Associação Brasileira de Gestão Cultural), o MBA visa enfocar um sólido aprimoramento profissional nas áreas de gerência institucional, de modo a otimizar a eficiência das propostas programáticas para os setores culturais. O curso pretende atender a demanda por uma priorização da gestão administrativa de excelência e qualidade, que viabilize otimizar a relação custo-benefício entre cultura e mercado, em prol da auto sustentabilidade de ações culturais públicas e privadas, como alicerce do desenvolvimento social regional e nacional.
As vagas excedentes em algumas disciplinas são disponibilizadas como cursos de extensão.
s://www.gestaocultural.org.br/html/mba.asp
Gestão e Produção Cultural
FGV Management-Rio / Rio de Janeiro
O MBA da FGV é voltado para a formação do profissional da área de cultura, nos âmbitos públicos e privados. Sendo assim, o público-alvo não é somente os produtores culturais, mas engloba também gestores e funcionários de organizações culturais públicas e privadas;
os tomadores de decisão em empresas que investem na área da cultura;
legisladores e assessores parlamentares e profissionais da imprensa especializada. Além do currículo específico da área cultural, o programa inclui tópicos como “fundamentos de administração e gerência” e “metodologia de pesquisa”.
s://www2.fgv.br/mgmrio/novosite/mgm-rio/DetCurso.aspx?codCurso=156
PÓS-GRADUAÇÃO
Cultura e Sociedade
FACOM – Faculdade de Comunicação da UFBA / Bahia
São duas linhas de pesquisa: “Cultura e Desenvolvimento” e “Cultura e Identidade”.
A linha “Cultura e Desenvolvimento” agrega e estimula estudos voltados à compreensão das complexas relações entre cultura, sociedade e desenvolvimento; à investigação das múltiplas conexões entre desenvolvimento da sociedade e cultura; cultura como elemento essencial para o desenvolvimento; estudos acerca dos ideários, formulações, valores, políticas, instituições, gestão, financiamento, preservação, disseminação, divulgação e consumo envolvidos na interação cultura e desenvolvimento. Grupos de Pesquisa: “Cultura e Política” e “Cultura e Ciência”.
A linha “Cultura e Identidade” reúne estudos sobre as formas sociais de afirmação identitária e sobre as formas estereotipadas de representação da identidade, tendo em vista seus aspectos simbólicos, imaginários ou ideológicos. Nela serão acolhidos projetos voltados à descrição e análise de construções discursivas e imagéticas relacionadas a critérios como gênero, atividade, nacionalidade, regionalidade, etnicidade ou religiosidade. Grupo de Pesquisa: “Identidades e Expressões Artísticas”.
Gestão cultural
Fundação Clóvis Salgado / Belo Horizonte
O curso do Centro Universitário UNA, em parceria com a Fundação Clóvis Salgado/ Palácio das Artes, encontra-se estruturado em quatro módulos: Conceitos de Cultura e Arte; Políticas Culturais e Economia da Cultura; Gestão Cultural; e Aplicação.
s://www.palaciodasartes.com.br/formacao_gestao.asp?sec_menu=5,5,1
Produção cultural e mídia
Faculdades Jorge Amado / Bahia
Focado no produtor cultural, o curso tem por objetivo trabalhar e estimular a sua percepção para a dinâmica da informação e o funcionamento do sistema cultural, despertando o interesse e a conscientização para a utilização estratégica da informação e das tecnologias de comunicação para elaboração, criação, implementação e difusão de projetos de produção cultural e artística.
3Comentários