A Secretaria do Estado da Cultura abriu inscrições para o concurso de fomento ao cinema que distribuirá R$ 8,5 milhões para produção e finalização de longas-metragens nos gêneros ficção, animação e documentário. As inscrições estão abertas até 29 de agosto.
Diferentemente do último edital da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo para patrocínio de longas-metragens de ficção, que, pela falta de clareza do item que exigia “vínculos culturais com a cidade de SP”, provocou exclusão de filmes previamente selecionados pelo júri e divulgados pela secretaria – histórias que não se passassem na cidade de São Paulo foram consideradas inadequadas para o concurso –, o Programa de Fomento ao Cinema Paulista exige que os autores dos projetos concorrentes residam em São Paulo há mais de dois anos, mas não que as histórias sejam filmadas no estado.
“A necessidade de que o cineasta resida no estado e a empresa produtora tenha sede aqui cria um vínculo de natureza econômica, pois estará sendo estimulada a indústria do estado. Mesmo que o filme venha a ser filmado fora, boa parte da equipe será daqui e, principalmente ele será de uma empresa paulista”, disse, ao jornal Folha de São Paulo, o cineasta André Sturm, coordenador da Unidade de Fomento da Secretaria Estadual de Cultura.
1Comentário