A Universidade Candido Mendes, em parceria com a Associação Brasileira de Gestão Cultural (ABGC) abre inscrições para dois novos cursos de pós-graduação latu sensu no formato Master Business Administration (MBA) na área cultural: Economia Criativa e Cidades e Gestão de Museus.

Também será oferecida uma nova turma de Gestão Cultural, curso que há 11 anos vem formando profissionais no setor. As aulas, que começam no dia 19 de agosto, são ministradas por profissionais de destaque na cultura nacional, que aliam a experiência da prática com a vivência acadêmica. Além disso, um convênio com o Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) permite aos alunos vivenciarem a prática do dia-a-dia de um dos equipamentos culturais mais bem sucedidos da cidade, com a expertise de seus gestores como professores.

No dia 27 de agosto acontece a aula inaugural do MBA em Gestão de Museus. O curso tem parceria com o Museu de Artes do Rio (MAR) e é direcionado para gestores públicos e privados, profissionais que atuam em museus, centros de cultura e patrimônio, além de áreas multidisciplinares como Gestão Cultural, Produção Cultural, História, Comunicação, Marketing, Ciências Sociais entre outros.

Além de conhecer a instituição parceira, os alunos participarão de palestras com especialistas internacionais como o Dr. George Yúdice, da Universidade de Miami; o ex-secretário de Cultura Cidadã de Medellín, prof. Jorge Melguizo; o professor de Economia na Universidade de Paris/Sorbonne, Dr. Xavier Greffe, que preside o Programa de Pós-graduação em Economia das Artes; e o Prof. Enrique Avogadro, diretor de Indústrias Criativas e Comércio Exterior de Buenos Aires e diretor do Centro Metropolitano de Design da cidade.

Já o MBA em Economia Criativa e Cidades é uma parceria com a Facultad de Ciencias Económicas, Universidad Nacional de Córdoba, Argentina, com coordenação de Ana Carla Fonseca Reis. A grade curricular é dividida em quatro módulos. O módulo estruturante aborda matérias como estratégias de desenvolvimento, indicadores e as bases fundamentais de cultura, cidadania e identidade. O módulo de interface trata das conexões, inovações e cultura em cidades criativas, gestão colaborativa de cidades em transformação, patrimônio como investimento, turismo criativo, relações internacionais e diplomacia cultural e gestão de museus.

O módulo instrumental estuda direitos de propriedade intelectual, design thinking, neuromarketing, empreendedorismo;, mecanismos de viabilidade econômica, leis de incentivo e concepção e avaliação de projetos. Já no módulo setorial, os alunos compreenderão as linguagens em transformação: cultura digital; economia do entretenimento; games e aplicativos; o negócio do audiovisual; para onde caminha a comunicação; moda, arte contemporânea e design.

No final de cada módulo, os alunos vão visitar instituições para conhecer os processos por traz dos produtos que o público em geral conhece. Além disso, haverá uma jornada internacional.

Para 2015 estão previstos cursos de pós-graduação em Produção Cultural e Vinhos e Cultura, este último oferecido à distância.

Mais informações e inscrições no site abgc.org.br.


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