Parceria entre Banco do Nordeste, Infraero, Ministério do Desenvolvimento e Governos Estaduais promove a cultura nordestina com exposição de mais de 500 peçasPor Deborah Rocha
07/01/2003
Arte no fluxo aeroviário
De São Paulo a São Luís, catorze aeroportos estão decorados nesta passagem de ano com o mais autêntico artesanato nordestino. A exposição “Mostra do Artesanato Nordestino” é fruto da parceria do Banco do Nordeste, Infraero, Ministério do Desenvolvimento e Governos Estaduais. Ao todo são mais de 500 peças expostas, dos principais artesãos da Região Nordeste que expressam através de sua arte uma parte da cultura do povo nordestino.
Publicações
Faz parte também da exposição uma série de publicações editadas pelos parceiros, relacionadas com a atividade artesanal, como as obras “Ações para o Desenvolvimento do Artesanato do Nordeste”, que contempla uma ampla pesquisa realizada em toda a região, destinada aos órgãos de desenvolvimento econômico e social, o livro “A Arte do Artesanato Brasileiro”, e a coleção de três cartilhas “Couro, Cerâmica e Palha”, direcionadas para os agentes produtivos.
Cultura nordestina
Com início no começo do mês de dezembro, a exposição permanecerá nos saguões dos aeroportos das capitais das regiões Nordeste e Sudeste até o início de fevereiro de 2003. O objetivo da mostra é promover a cultura nordestina em local de grande fluxo de pessoas sensíveis à importância da manutenção dos valores culturais e promover o desenvolvimento sustentável da atividade artesanal que tem se revelado como uma das principais geradoras de renda no meio urbano e rural.
Banco do Nordeste
Atualmente o Banco do Nordeste é a única instituição financeira do país com um programa específico de apoio ao artesanato local, que contempla desde o processo de capacitação, financiamento e apoio à promoção e comercialização. Todas estas ações estão contidas no Programa de Desenvolvimento do Artesanato do Nordeste-CrediArtesão, que aplicou até o último mês de novembro o montante de R$ 17,9 milhões de reais em 5,8 mil financiamentos, gerando 9,9 mil empregos diretos.
Copyright 2003. Cultura e Mercado. Todos os direitos reservados.
2Comentários