Dezessete dirigentes de institutos audiovisuais e outros órgãos governamentais do setor de países ibero-americanos participaram no final de novembro, no Rio de Janeiro, do Seminário Internacional Políticas Públicas de Financiamento do Audiovisual, promovido pela Agência Nacional do Cinema (Ancine), com apoio institucional da RioFilme e da Secretaria Estadual de Cultura.

Foi a primeira vez que um seminário da Conferência de Autoridades Cinematográficas da Iberoamérica (CACI) aconteceu no Brasil. O objetivo era debater os instrumentos de políticas públicas orientados ao financiamento dos serviços audiovisuais. Entre outras questões, foi abordada a convergência tecnológica e de serviços nos diversos países da comunidade ibero-americana e também em organismos supranacionais, como o Mercosul e a União Europeia.

Representantes de Brasil, Argentina, Colômbia, Venezuela, México, Portugal, Chile, Espanha e Uruguai apresentaram suas experiências nacionais de políticas de financiamento do audiovisual.

No encerramento do encontro, o presidente do Centre Nationale du Cinéma et de L’image animmé (CNC), da França, Eric Garandeau, falou sobre a experiência francesa de financiamento do audiovisual. A França foi o país convidado do seminário.

A Ancine disponibilizou um boletim especial com toda a cobertura do evento. Clique aqui para ler.

*Com informações da Agência Brasil e da Ancine


Jornalista, foi diretora de conteúdo e editora do Cultura e Mercado de 2011 a 2016.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *