A Agência Nacional de Cinema (Ancine) lançará hoje, dia 19, o Observatório Brasileiro do Cinema e Audiovisual (OCA), espaço dedicado à publicação de dados e análises técnicas sobre a atividade audiovisual no Brasil.
Reunindo informações sobre o mercado de salas de cinema, além de relatórios contendo números compilados sobre a distribuição no segmento de vídeo doméstico e sobre as programações das TVs abertas e por assinatura, o OCA poderá ser acessado através do site da Ancine.
O observatório será dividido em cinco seções:
– “Notas Técnicas e Informes” – apresentará informações semanais e mensais sobre o segmento de salas de cinema e notas técnicas produzidas pelo corpo técnico da agência, com análises sobre o comportamento do mercado. A Ancine promete para breve a publicação de informações atualizadas também sobre o segmento de vídeo doméstico;
– “Relatórios” – com dados sobre o mercado audiovisual brasileiro, recolhidos de diversas fontes, primárias e secundárias, também terá referências históricas sobre o mercado de cinema;
– “Teses e Monografias” – ainda em construção, a seção será destinado à publicação de trabalhos acadêmicos, estudos, artigos e resenhas sobre o mercado audiovisual;
– “Metodologia e Índices” – terá informações referentes à metodologia de coleta de dados, além de alguns índices macroeconômicos sobre o Brasil;
– “Dados do Mercado Internacional” – conterá links para sites contendo informações sobre o mercado audiovisual de outros países.
Desde a extinção da Empresa Brasileira de Filmes (Embrafilme) e do Conselho Nacional de Cinema (Concine), no início dos anos 90, o Estado não divulga de maneira periódica e sistemática informações e análises técnicas sobre o mercado audiovisual.
* Com informações da Ancine.
7Comentários