A Agência Nacional de Cinema (Ancine) anunciou a retomada do Protocolo de Cooperação com o Consórcio Audiovisual Galícia, da Espanha, durante o último Ventana Sur 2011, evento que reúne profissionais de audiovisual, compradores, vendedores e distribuidores do mundo inteiro interessados nas recentes produções latino-americanas, em Buenos Aires, Argentina. No primeiro trimestre de 2012, a Ancine e o Consórcio Audiovisual da Galícia lançam um novo edital de Coprodução com o objetivo de estimular parcerias entre produtoras independentes do Brasil e da região espanhola.

Pelo edital, as instituições se comprometem a distribuir o equivalente a 320 mil euros através de subvenção pública para financiar dois projetos de longa-metragem de ficção e/ou animação e um projeto de longa-metragem documentário.

No caso de longas-metragens de ficção e/ou animação, a quantia máxima a ser financiada é do equivalente a 130 mil euros. A produtora beneficiária do financiamento em seu respectivo território deverá ter uma porcentagem minoritária da produção. Para o documentário, o valor máximo da ajuda será do equivalente a 60 mil euros, sem definição da porcentagem de participação galega-brasileira, a não ser do estabelecimento de um mínimo de 20% das produtoras de cada território.

A assinatura do Protocolo de Cooperação entre a Ancine e o Consórcio Audiovisual da Galícia aconteceu em 2007. Sob o amparo desse termo já foram lançados dois editais, o mais recente em 2009. Neste último edital foram premiados os projetos “O Sexo dos Anjos”, “Onde está a Felicidade?” e “Brasil Somos Nós”.

*Com informações do site da Ancine


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *