O cineasta Andrucha Waddington, que vai dirigir os vídeos do blog “O Mundo Precisa de Poesia”, disse ao jornal Folha de S. Paulo que considera “um equívoco” a polêmica em torno da decisão do Ministério da Cultura, que autorizou a captação de R$ 1,3 milhão para o projeto da cantora Maria Bethânia.

“Se fosse documentário ou filme para ser visto por cinco mil pessoas no cinema, ninguém estaria reclamando”, disse Waddington. “Parece que internet não é um meio válido. Lá [no blog], os vídeos vão ser vistos por milhões, e de graça. Preciso trabalhar com uma equipe, com o mesmo padrão de qualidade dos meus filmes.”

O cineasta estima que cerca de R$ 3,5 mil sejam usados por episódio, contando aí despesas com som, assistente de direção, produtor, ilha de edição, mixagem e pós-produção de imagem. Ele não revela seu cachê.

Bethânia não quis comentar o caso. Mas seus sobrinhos, Jorge Velloso e Belô Velloso, saíram em defesa da cantora no Twitter: “Não falei com minha tia ainda, mas já adianto que ela pensou de verdade em levar cultura para vocês. Que ingenuidade”, escreveu Belô.

“Gerar projeto de poesia é muito bacana, mas as pessoas beneficiadas com essas leis são sempre as mesmas”, disse à Folha o cantor e apresentador Lobão. “O que fica bastante patente nesse movimento todo é que há uma parada chapa branca para a MPB. Na outra gestão, flagraram projetos de um milhão para DVD de Ivete Sangalo, Carlinhos Brown, Claudia Leitte. Viva a Bahia!”

*Com informações da Folha de S. Paulo


editor

4Comentários

  • Guilherme Scalzilli, 18 de março de 2011 @ 17:32 Reply

    Carcarás

    Como se sabe, a cultura brasileira sobrevive de incentivo fiscal. Com autorização do governo federal, as empresas podem direcionar parte do dinheiro destinado a tributos para os projetos de sua preferência. Todo mundo usa esse instrumento há anos. Todo mundo mesmo: de filmes com atores globais a livros de fotografia, de circos famosos a shows de estrelas sertanejas.
    Mas então por que de repente surgiram reclamações contra o projeto de Maria Bethania e Andrucha Waddington?
    Primeiro porque boa parte da blogosfera dita “progressista” continua se deixando pautar pela imprensa corporativa. Em vez de questionar certas incongruências do noticiário cultural, tão afeito a lobbies e mistificações, esses comentaristas não apenas engolem suas besteiras mas, pior, ecoam-nas como se tivessem nascido de espírito investigativo desapegado e imparcial.
    Em segundo lugar porque existe uma campanha midiática para derrubar a ministra Ana de Hollanda. E não é razoável supor que certa intelectualidade de esquerda, tão sagaz em identificar e denunciar seus inimigos, desconheça os interesses aos quais se alinha nesse tipo chinfrim de polêmica.
    Não se trata, portanto, de uma discussão sobre a Lei Rouanet (que, aliás, precisa ser redimensionada urgentemente), mas de uma disputa política do pior tipo: aquele que usa bodes expiatórios para dissimular suas verdadeiras motivações.

    sss://guilhermescalzilli.blogspot.com/

  • jose alberto, 20 de março de 2011 @ 21:52 Reply

    Esse andrucha gosta de uma boquinha hem !
    Não é por nada que é genro da Fernanda boquinha !

    um grande abraço

  • Marcia Oliveira, 21 de março de 2011 @ 10:04 Reply

    Gostei da fala que diz que o trabalho consagrado da grande e renomada artista será visto gratuitamente por nós, o povo.
    Mas será que os artistas anônimos ( esse povo) cujo arte nunca é divulgada e cujo nome ninguem sabe, e que muito contribuiu para a consagração de Bethânia, estarão presentes nesta filmagem?Será homenajeado aquele artista que não pode ou nunca terá seu trabalho aceito pelo MINC porque ele sequer conhece ou pode elaborar um projeto via lei Rouanet? É este o interesse de Maria Bethânia,popularizar para o grande mercado da mídia, o artista portador de tradição ?

  • Carlos Fernandes, 22 de março de 2011 @ 22:17 Reply

    Guilherme Scalzilli,

    Concordo com você em relação a possíveis manobras de massas com finalidade escusa. Sei que muitas vezes, movimentos desse tipo são, na verdade, articulados pelas mesmas corporações que normalmente são questionadas por essa mesma massa, sem que elas (as massas) se dêem conta. No entanto, não podemos fechar os olhos para as disparidades que andam ocorrendo com a Lei de Incentivo. Uma das mais graves para mim, é o uso de grande parcela do dinheiro para pagamentos de cachês milhonários!!! Aí alguém vai dizer, mas são artitas de muito renome! Isso são, mas certamente artistas desse porte financeiro apresentam um mercado de público confortável, podendo gerar lucro suficiente para uma produção privada (sem participação pública), ou não? Sejamos honestos, vamos analisar de forma impessoal. Não importa se é Bethânia ou outro, temos que ter bom senso e zelar pelo bem público, incluindo o dinheiro público!!! Podemos ainda tentar discutir outros pontos além do cachê: custo real de projeto, conflito entre o público e o interesse particular, etc. E se um projeto tem lucro, como fica? O governo (real patrocinador do incentivo) deveria levar uma parte? Vamos pensar!!! Sabia que se um cientista faz uma descoberta com a utilização de recursos públicos, o governo detem de grande ou às vezes todo direito de uso de patente. Pois é, nada melhor do que transparência e discussão… a Lei não é imutável e sim reflexo (ou deveria ser) de uma sociedade com direitos e deveres. Quando a moralidade não se vê refletida nas Leis, algo está errado!

    Carlos Fernandes
    True Inf Log

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *