O Ano da França no Brasil, que acontecerá entre os dias 21 de abril e 15 de novembro de 2009, foi lançado oficialmente hoje, no Rio de Janeiro, em coletiva de imprensa com o ministro da Cultura, Gilberto Gil.

O projeto pretende reunir brasileiros e franceses em atrações artísticas e ações culturais, científicas, econômicas e educacionais, dentre outras, a serem realizadas em todo o país.

A entrevista contou com as presenças do embaixador da França no Brasil, Antoine Pouillieute, e dos presidentes dos Comissariados Francês e Brasileiro, respectivamente, Yves Saint-Geours e Danilo Miranda, e foi realizada na Representação Regional do Ministério da Cultura, no Salão Portinari do Palácio Gustavo Capanema.

Antoine Pouillieute afirmou que o conjunto de eventos “não é uma festa, mas uma iniciativa política dos presidentes para avançarmos no caminho do progresso”. Ele também ressaltou a importância de uma aliança estratégica com o Brasil, “grande potência do século 21”, de instrumentos e meios, que incluem parceria “política e de defesa, tecnologia e inovação”, além de cultural.

O ministro Gil assinalou que “a ambição francesa” no Brasil é menor que a do Brasil lá, em 2005, quando houve cerca de 2.500 eventos – aqui serão cerca de 400. As inscrições de projetos estão abertas até 31 de julho, no site www.cultura.gov.br/franca-br2009.


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *