Depois de anunciar o cancelamento de seu festival de cinema, um dos mais importantes do país, a cidade de Paulínia, no interior de São Paulo, deve receber uma mostra não-competitiva, entre os dias 19 de junho a 1º de julho. As informações são do jornal O Globo.

Os 16 longas que serão exibidos na mostra foram produzidos em seu Pólo Cinematográfico, incluindo sucessos como “Tropa de Elite 2”, de José Padilha, e “O Palhaço”, de Selton Mello. Entre os títulos selecionados, apenas dois são inéditos: “A última estação”, de Márcio Cury, que abre o evento, e “Colegas”, de Marcelo Galvão, selecionado para o encerramento do evento.

Criado em 2008 e cancelado por decisão do prefeito José Pavan Júnior (PSB), o Festival de Paulínia integrava um projeto cultural iniciado há cinco anos pelo município de 85 mil habitantes, a 117 quilômetros de São Paulo. Para virar o maior polo produtor de cinema do país, usando receita do petróleo, a cidade injetou verbas em filmes por meio de edital e construiu estúdios e escolas de audiovisual.

Com prêmios de até R$ 250 mil, o festival estabelecia-se como a mais visada competição nacional. Pavan declarou que a suspensão seria temporária, motivada pela necessidade de “apoiar projetos sociais”.

*Com informações do jornal O Globo


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *