Nesta sexta-feira, dia 04 de setembro, o Centro Universitário Maria Antonia da USP recebe o teórico e crítico de arte alemão Robert Kudielka para a palestra Arte, modernização e globalismo. O evento é uma realização do Centro de Pesquisa em Arte Brasileira do Departamento de Artes Plásticas da ECA–USP, com o apoio da Comissão de Cooperação Internacional da USP.
Em sua palestra, Kudielka faz uma análise dos efeitos de “indiferença cultural” produzidos na esteira do processo de globalização, efeitos que paradoxalmente resultam de um contexto no qual são contundentes as reivindicações à “diferença”. O teórico propõe noções como “diversidade indiferente” e “folclore planetário” para descrever muitos dos grandes eventos artísticos da atualidade, nos quais se costumam ver diluídas as ricas tensões entre o “eu” e o “outro”, o “próximo” e o “distante”.
Robert Kudielka é professor de estética e filosofia da arte na Universitat der Kunste, em Berlim, e curador da Academia de Belas Artes, na mesma cidade. É autor do livro Robert Kudielka on Bridget Riley: Essays and Interviews 1972-2003 (Ridinghouse, 2005). Publicou, entre outros, os ensaios “O paradigma da pintura moderna na poética de Beckett”, na revista Novos Estudos do CEBRAP (2000), e “Pureza e gênero da imagem: sobre os quadros da Dança em Matisse”, na coletânea Matisse: imaginação, erotismo e visão decorativa (Cosac Naify, no prelo).
A palestra será realizada no 3º andar do salão nobre do Centro Universitário Maria Antonia (Rua Maria Antonia, 294 Vila Buarque – São Paulo), a partir das 20h. O evento é gratuito e terá tradução simultânea. Para mais informações, clique aqui.