Nesta quarta-feira, 22 de Fevereiro à partir das 16h, em frente ao Teatro Municipal de São Paulo, artistas de todas as linguagens e segmentos da cultura se reunirão para um grande ato pedindo o descongelamento do orçamento da pasta.
No início desse ano foi anunciado um congelamento de 43,5% de um orçamento já aprovado pelos vereadores em 2016, que prevê programas e ações como : Programa Vocacional, Fomento à Dança e ao Teatro, Fomento às Periferias, Fomento ao Circo, Jovem Monitor Cultural e VAI, entre outros.
Esses programas são conquistas históricas da cidade e ficam inviabilizados por este congelamento, tendo em vista que o restante da verba disponível é suficiente apenas para o custeio de despesas operacionais, administrativas e de recursos humanos da Secretaria de Cultura de São Paulo.
André Sturm, atual secretário de cultura, se comprometeu publicamente a lutar pelo descongelamento integral dos recursos para a cultura que correspondem a R$ 518.728.834 milhões aprovados para 2017, não atingindo o teto de 1% das despesas do município.