Porto Iracema – Escola de Formação e Criação do Ceará recebe, até o dia 24 de março, inscrições relativas à quinta edição do Laboratório de Audiovisual.

16830860_978725335595396_1833597462661797473_nA ideia é dar oportunidade para que seis projetos de longa-metragem, sendo quatro do Ceará e dois dos outros estados do Nordeste, sejam acompanhados e orientados por diretores consagrados no meio cinematográfico brasileiro. Para qualquer aspirante do mundo do cinema, trata-se de uma chance única ter a Karim Aïnouz (Praia do Futuro / O Céu de Suely / Madame Satã), Marcelo Gomes (O Homem das Multidões / Viajo porque preciso, Volto porque te amo) e Sérgio Machado ( Cidade Baixa / Abril Despedaçado – roteirista) como tutores de seis roteiros, que poderão resultar, em belos filmes, além da descoberta de novos realizadores.

O Laboratório de Audiovisual – Cinema terá a duração de sete meses e os artistas selecionados receberão orientação dos três diretores, que conduzirão a qualificação dos projetos, por meio de consultorias individuais. Além disso, outros profissionais do mercado cinematográfico irão a Fortaleza dar oficinas, palestras, workshops e outras atividades, contribuindo para o processo de formação na escrita e técnica da linguagem audiovisual dos alunos, que estarão ainda em conexão com as demais linguagens e cursos da Escola Porto Iracema das Artes.

O objetivo desta quinta edição, é desenvolver roteiros para longa-metragem, em qualquer gênero (ficção, documentário, animação e experimental), abordando aspectos de escrita cinematográfica: estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens e formatação de roteiro. Além de ampliar as habilidades narrativas, o laboratório visa contribuir para a atuação profissional no mercado cinematográfico.

O Porto Iracema é uma escola de formação para o campo das artes, ligada ao Instituto Dragão do Mar de Arte e Cultura e financiada pelo Governo do Estado do Ceará. Inaugurada em 2013, a escola desenvolve uma série de programas formativos nas diversas linguagens artísticas, com uma forte ênfase no audiovisual. Ocupando uma área de 2.183 metros quadrados, ao lado do Centro Dragão do Mar, o Porto Iracema das Artes reúne uma infraestrutura que inclui laboratórios, estúdios de audiovisual e som, salas de dança e teatro, além de ateliês de artes visuais.

Em seu quinto ano letivo, a escola elegeu o debate sobre as UTOPIAS, como eixo norteador de suas ações formativas

“A ideia é potencializar a discussão sobre o viver, sonhar e criar num mundo conturbado ao extremo por tensões políticas, autoritarismos e violências”Observa a diretora do Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe.

Ela esclarece que a escolha de temáticas norteadoras sempre é baseada na observação das experiências formativas e das questões que emergem neste processo.

“Vivemos um ano de 2016 muito tensionado por um cenário nacional e internacional de autoritarismo e intolerância em todos os aspectos. Os artistas que desenvolveram projetos no Porto Iracema trataram destas questões de algumas formas em processos que sugeriram claramente a urgência de aprofundarmos o debate em 2017”.

 A ideia é provocar o debate sobre as formas como os artistas respondem às contradições desse tempo. Neste processo, a possibilidade de novas utopias coloca-se na perspectiva da “exploração de novas possibilidades e vontades humanas” por meio da insurgência da imaginação ao que está estabelecido, em nome de “algo radicalmente melhor que a humanidade tem direito de desejar”, complementa Elisabete Jaguaribe, recorrendo à propositura do sociólogo Boaventura de Sousa Santos.

Para os quatro projetos que serão selecionados do Ceará, haverá a concessão de bolsa mensal no valor de RS 800,00 durante o período dos sete meses do projeto para cada um dos dois integrantes de cada projeto (um diretor e um roteirista). Para os dois projetos de Residência, oriundos dos demais estados do Nordeste, haverá a concessão de bolsa residência mensal no valor de R$ 1.800,00, a um integrante de cada projeto (um roteirista).

As inscrições são gratuitas, somente via internet, no endereço eletrônico da Escola.

Serviço:

Inscrições para o Laboratório de Cinema neste LINK

Data: Até 24 de março de 2017

 

 

 

 

 

 


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *