O Ministério da Cultura instituiu, no último dia 6, o Programa Nacional de Estímulo à Parceria entre a Produção Independente e a Televisão, através da Portaria No. 19, publicada ontem no Diário Oficial da União. 

Entre as ações previstas para “ampliar a presença da produção independente” em televisões abertas e pagas, públicas e privadas, e apoiar o desenvolvimento da indústria audiovisual, estão a articulação com as emissoras e programadoras privadas e públicas e a produção independente, o desenvolvimento de novos modelos de negócio para a produção de obras audiovisuais brasileiras direcionadas aos mercados nacional e internacional de televisão, a implantação de programas regionais de capacitação técnica, investimentos em estudos e a formatação dos instrumentos necessários à concretização dos objetivos do Programa, entre outros.
 
“O Programa cria bases para que o desenvolvimento da relação do poder público com as TVs públicas e privadas seja realizado de forma estruturada, estimulando a parceria entre a televisão brasileira e a produção independente”, avalia o secretário do Audiovisual, Silvio Da-Rin.
 
Manoel Rangel, diretor presidente da Agência Nacional de Cinema (Ancine), acha que o novo programa é “um passo a mais no estreitamento das relações entre a TV brasileira e a produção independente”. Segundo ele, a Ancine se empenhará junto às televisões e às programadoras, lançando mão dos mecanismos que o governo brasileiro disponibiliza, como os artigos 3A e 1A [da Lei do Audiovisual ] e o artigo 39 [da MP 2228/01]. “O objetivo é que o mercado para produção independente seja ampliado”, disse, referindo-se aos mecanismos de incentivo fiscal que apóiam a produção audiovisual.
 
A Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura e a Agência Nacional de Cinema serão responsáveis pela estruturação do Programa, que autoriza o MinC a firmar convênios com  emissoras e programadoras de televisão e com outros órgãos da administração pública.


editor

1Comentário

  • INES O. MARTINS, 24 de junho de 2008 @ 23:57 Reply

    Acho que chegou realmente a hora deste incentivo. Quem sabe assim vamos até melhorar a programação das TVs, eu mesma, que mexo com cultura e sou formada em com social quero entrar na area de videos independentes. preciso urgente fazer um curso na area e tambem de documentarios. apesar de ja ter uma certa idade, terminei a faculdade a apenas 8 anos mais ou menos e o meu trabalho final foi sobre TV por assinatura. tudo que ali foi previsto esta acontecendo e eu mesma nao consegui estar na area e vejo muita porcaria indo ao ar… o que é lamentavel. não sei se não existe verba para remunerar bons produtores ou se os donos das TVs (privilegiados pelo sistema) nao se interessam por uma boa programação e enchem de falacias e espaço para os políticos… o que podemos fazer para mudarmos isto?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *