Entre os dias 29 de outubro e 1 de novembro, o Centro Cultural b_arco promove, em São Paulo, o curso “Introdução à linguagem cinematográfica”, com Philippe Barcinski. Podem participar profissionais da área que procuram ampliar seus conhecimentos, aspirantes a diretores e cinéfilos que desejam aprofundar seu olhar sobre filmes.
Assim como para escrever um texto é necessário o conhecimento da gramática da língua portuguesa, o mesmo se dá para se filmar. No lugar de palavras, há planos, mas a noção de ritmo é a mesma. Os planos de um filme podem ser curtos ou longos, assim como as frases de um livro.
Onde o diretor posiciona a câmera? Como ele pensa a decupagem? O que é decidido na preparação, o que se deixa para a filmagem e o quão aberto se leva o material para a montagem? Como integrar o trabalho de câmera com o trabalho dos atores? Não há respostas únicas para essas perguntas. Tudo depende do método do diretor, que podem ser os mais diversos. Este curso propõe investigar os diferentes processos de direção de um filme.
O trajeto proposto inicia-se com a análise de fragmentos de filmes de diferentes épocas, apontando a formação da linguagem clássica e seus movimentos de ruptura. Em um segundo momento, analisa-se páginas de roteiros, storyboards, ensaios, materiais brutos de filmagem e materiais finalizados de curtasmetragens, longas metragens e programas de TV dirigidos pelo palestrante, sempre como pauta para discutir o processo da construção da linguagem de um filme da forma mais ampla possível.
Clique aqui para mais informações.