O Governo da Bahia, através das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Cultura (Secult), e a Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), lançam ações para o Mês da Consciência Negra.
O Governo da Bahia, através das secretarias estaduais de Promoção da Igualdade (Sepromi) e da Cultura (Secult), e a Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal da Reparação (Semur), lançaram hoje, dia 5 de novembro, ações para o Mês da Consciência Negra.
Participaram do evento os secretários Luiz Alberto dos Santos (Sepromi), Márcio Meirelles (Secult), Antonia Garcia (Semur) e Ubiratan Castro de Araújo, diretor-geral da Fundação Pedro Calmon. Logo após o lançamento terá início, às 9h, no mesmo local, o seminário Literatura Afro-Brasileira, com a presença da Professora Doutora da UFBA, Florentina Silva Souza e do Professor Doutor da UNEB, Sílvio Roberto Oliveira, além de uma roda de poesias com José Carlos Limeira, Nelson Maka, Waldomiro Júnior e Rita Santana.
Durante o lançamento, serão apresentadas as atividades que celebrarão a luta da população negra pela igualdade. Estão previstos seminário sobre comunidades quilombolas, encontro de literatura negra, assinatura de decretos de políticas públicas para os afrodescendentes, jornada de literatura em quilombos, lançamento de livros sobre a temática racial e um grande show no bairro de Cajazeiras, que encerrará o mês. Todas as atividades terão como mote principal a defesa da política nacional de proteção às terras dos remanescentes de quilombos.
* Com informações da Secult-BA