A BBC anunciou nesta quinta-feira (6/10) que deve se tornar “significativamente menor” até 2016, em consequência dos cortes de orçamento realizados pelo governo britânico na emissora pública de rádio e TV. A informação é do Estadão.com.

Maior emissora do mundo, a BBC sofreu um corte de 20% no seu orçamento anual de 3,5 bilhões de libras (US$ 5,4 bilhões), imposto há um ano pelo governo, n o maior corte das últimas décadas nos gastos públicos britânicos.

Com oito canais nacionais de TV, 50 emissoras de rádio e um imenso site na Internet, hoje a BBC domina o setor de comunicações na Grã-Bretanha, oferecendo uma ampla oferta de dramaturgia, comédia e programação infantil, uma enorme operação jornalística e alguns dos mais populares sites da Internet no Reino Unido.

O tamanho e os recursos da tradicional emissora já eram objeto de inveja e de críticas dos concorrentes, como a BSkyB, do magnata Rupert Murdoch. Os canais privados também vêm enfrentando dificuldades nos últimos anos, porque a recessão afeta o seu faturamento publicitário.

Pelos planos anunciados na quinta-feira, a BBC deverá cortar 2 mil vagas, reduzir seu orçamento para a compra de direitos de transmissão, diminuir o número de executivos em cargos de chefia, partilhar mais conteúdo entre os diferentes serviços e exibir mais reprises. Imóveis da emissora na zona oeste de Londres serão vendidos.

Com isso, a BBC terá uma economia de cerca de 670 milhões de libras por ano.

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações do Estadão.com


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *