O Banco do Nordeste do Brasil (BNB) acaba de lançar o edital de seleção de propostas artísticas para participação nas programações dos Centros Culturais BNB-Fortaleza, Cariri (em Juazeiro do Norte, região sul do Ceará) e Sousa (no alto sertão paraibano), durante o ano de 2009. As inscrições vão até o dia 30 de setembro.

Com o objetivo de orientar os artistas, produtores, gestores culturais e demais interessados no preenchimento dos formulários-proposta do referido edital, os Centros Culturais BNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro – fone: (85) 3464.3108), Cariri (rua São Pedro, 337 – Centro – Juazeiro do Norte – fone: (88) 3512.2855) e Sousa (rua Cel. José Gomes de Sá, 7 – Centro – fone: (83) 3522.2980) realizarão oito oficinas entre os dias 06 a 24 de setembro.

Serão ministradas três oficinas em Fortaleza (dias 6 e 12, ambas às 14h; e 18, às 10h), três no Cariri (dias 6, às 17h; 12, às 15h; e 24, às 17h), e duas em Sousa (dias 16 e 23, ambas às 16h). As oficinas terão duração média de três horas.

Os interessados podem apresentar propostas nas áreas de artes cênicas, artes visuais, literatura, música, manifestações artísticas da tradição cultural nordestina, atividades culturais infantis, cursos de apreciação de arte e oficinas de formação artística. Todas as informações (edital e formulários) para inscrição de propostas estão disponíveis desde a última segunda-feira, 1º, no portal do BNB (www.bnb.gov.br/cultura).

O BNB recebe propostas até o próximo dia 30, e o resultado da seleção será divulgado em 5 de dezembro deste ano. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cultura@bnb.gov.br ou pelos fones (85) 3464.3108 (Fortaleza), (88) 3512.2855 (Cariri) e (83) 3522.2980 (Sousa).


editor

2Comentários

  • Índio, 9 de setembro de 2008 @ 15:58 Reply

    Caros Senhores responsáveis por esse edital:

    Recentemente estive na Espanã e fiquei pensativo sobre a divisão
    cultural e política que lá existe. Andalucia, Catalonia, Madrid,
    Galícia, Bascos, Eta: cada qual puxa a sardinha pro seu lado e acabam
    dividindo esse país tão rico culturalmente.

    Afirmei que em meu país não é assim.

    Ao ver esse edital, tenho que rever meus conceitos, pois essa separação
    de cultura nordestina em editais demonstra como agem os orgãos, desde
    Ministério da Cultura através de Sr. Gilberto Gil que oxigenava o
    norteste e principalmente a baianada que teve tudo na mão em sua gestão
    e o nordeste super valorizado.

    Sou gaucho de nascimento e contra essa separação dos Brazis.Já não basta
    os tartufos dos políticos com sua máfias fazendo guetos etc…..

    Acho que isso não leva a nada essa separação na hora de editais como
    esse que prioriza a cultura nortestina.

    Caros responsáveis por esse edital, só tenho a dizer que a bola esta na
    mão de vocês mas sou contra essa discriminação das outras regiões do
    Brasil, pois me parece fascismo essa discriminação da cultura brasileira
    onde são excluidas as manifestações de outras regiões do país.

    Na hora que vocês precisam de ajuda das outras regiões, todos são
    brasileiros. Então vamos separar de vez o Brasil como vocês querem e
    agem num edital ao meu ver protecionista, tendencioso e regionalista.

    Isso me soa separação de cultura brasileira.

    Deveriam repensar e prestigiar a cultura brasileira num todo não
    somente a turminha nordestina que sempre pede socorro pro Brasil quando
    sofrem catástros e outras desventuras mais.

    É UMA PENA QUE NA HORA DA CULTURA E DA VERBA VOCÊS SEJAM TÃO NORDESTINOS
    E SEPARATISTAS MEUS QUERIDOS IRMÃO !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Sem mais espero ter contribuido pra essa reflexão e que algo aconteça de
    forma Brasileira e não somente nordestina,sulina e outras mais…….

    Índio ( Coração Valente ) “Sou Brasileiro,do planeta terra”

  • Ailton RamalhoI, 17 de setembro de 2008 @ 10:26 Reply

    A que pensar o Sr. Indio ( só de nome?) que a exemplo dos espanhóis , o Brasil sempre recebeu o sangue e a alma dos nordestinos, valorizando e agindo (de acordo com entendimentos dos sulistas) nas áreas culturais e de investimento no Sul Maravilha e outros, com proeminencia estrageira, fazendo a alegria e pé-de-meia da gauchada toda, enquanto o ne chupava o dedo. Agora é a hora de se falar do NORDESTE. De se valorizar o Ne; e olhe que o país foi construido graças ao esforço e denodo dos nordestinos que sabem fazer…
    De parabéns o BNB ! Não tem que mudar edital! Não tem que levar nosso dinheirinho prá pampeiro ( no sentido de papões!).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *