Os recursos para a implantação da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin da USP já estão garantidos. O BNDES destinará R$ 17,2 milhões à Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (FUSP), que serão aplicados na preparação do acervo e na aquisição de equipamentos para a finalização de obras civis no interior do edifício que abrigará a coleção.
A Biblioteca Mindlin introduzirá um novo formato de acesso às obras, oferecendo ao público equipamentos de última geração para consulta e pesquisa. Desde junho de 2009, as obras digitalizadas passaram a ser disponibilizadas no portal www.brasiliana.usp.br, que recebe uma média de 1.400 visitas por dia.
O Laboratório da Brasiliana USP oferece a estrutura de hardware e de rede necessárias para a biblioteca digital e para o desenvolvimento de pesquisa em tecnologias da informação. Em fase operacional desde fevereiro de 2009, o laboratório já digitalizou 22% do acervo da coleção da Biblioteca Mindlin — cerca de 3.800 títulos. Quando a construção do edifício estiver concluída e os novos laboratórios instalados, a USP pretende implantar um curso de extensão universitária em digitalização, além de cursos de formação nas novas tecnologias da informação e na implantação de bibliotecas digitais.
A coleção brasiliana doada à USP é parte do acervo formado por José Mindlin e sua esposa, Guita. São cerca de 17 mil títulos nacionais e estrangeiros, em 40 mil volumes, com temática brasileira. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos raros, como obras do século XVII e originais datilografados de Vidas secas e Grande Sertão: Veredas, a brasiliana Mindlin é considerada a mais importante coleção do gênero formada por um particular no Brasil.
*Com informações do Publishnews