Enquanto a crise financeira afeta outros lugares, as projeções na indústria indiana do entretenimento registram um crescimento de dois dígitos, sendo que só o setor do cinema deverá crescer 13,2% até 2015, segundo a empresa de consultoria americana Pwc.
“A indústria se diversificou. Fazemos programas variados e de diferentes gêneros. Exploramos muito e também experimentamos mais. Estamos na melhor época do cinema e da televisão na Índia”, afirmou à Agência Efe o produtor Rakesh Paswan.
Na Índia, cerca de mil filmes são produzidos por ano e, como a maioria dos atores mora em alguns bairros exclusivos de Mumbai, é nesta cidade que o cinema e a poderosa indústria do entretenimento desencadeiam uma paixão ainda maior. Em Mumbai é normal encontrar dezenas de fãs e curiosos concentrados em frente às casas das grandes estrelas nacionais, como a de Amitabh Bachchan, no bairro de Juhu.
Nos últimos anos, o cinema de Bollywood – palavra que deriva da mistura de Mumbai e Hollywood -, está se popularizando rapidamente no Ocidente, principalmente pelos argumentos mirabolantes de seus roteiros e por suas cenas intercaladas com danças e músicas, sem falar no colorido dos cenários.
“O entretenimento agrada a todos, mas nosso cinema acrescenta o lado musical como parte integral. Aqui Hollywood não consegue competir com nossos filmes porque não tem essas melodias”, afirma o diretor do Arquivo Nacional de Cinema da Índia (NFAI), Prasant Pathrabe.
*Com informações da Agência EFE