O Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura terá, em seus dois últimos dias, uma ação do movimento literário Bookcrossing.com, que consiste em membros do movimento deixarem livros em locais públicos para par serem pegos por outras pessoas. O festival acontece de 30 de maio a 1º de junho no distrito de São Francisco Xavier, em São José dos Campos (SP).
Mais de 200 “Livros Livres”, como também é conhecido o movimento no Brasil, serão distribuídos gratuitamente ao público em 31 de maio e 1º de junho. Além de disponibilizar os volumes aleatoriamente em pontos da cidade do evento, como praça, tendas, restaurantes, bares e cafés, a ação do BookCrossing.com inclui uma banca na Biblioteca Solidária para receber doações e distribuir exemplares.
Para Helena Castello Branco, gestora da Zona Oficial de BookCrossing de São Paulo e responsável pela arrecadação dos livros entre os membros do movimento, a distribuição de exemplares gratuitamente durante o Festival da Mantiqueira “é uma oportunidade de contribuir para a democratização e a universalização do acesso ao livro e à leitura”.
O BookCrossing.com é o maior clube literário, gratuito e online do mundo. A prática de “bookcrossing”, cujo conceito básico é “Read, Register and Release” (leia, registre e liberte), consiste em deixar um livro em um local público para ser pego e lido por outros, que por sua vez repetem esta ação. Antes de ser disponibilizado para outro leitor, cada livro deve ser registrado no site para receber um número de identificação (BCID), que deve ser anotado na contracapa. Quem encontrar o exemplar, deve também fazer um registro na Internet, com o BCID anotado, informando assim aos leitores anteriores que o livro está agora em suas mãos.
SERVIÇO
Festival da Mantiqueira – Diálogos com a Literatura
Data: 30, 31 de maio e 1º de junho
Local: São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos (localizado a 138 km de São Paulo e 59 km do centro de São José dos Campos)
Distribuição de Livros Livres (Bookcrossing): dias 31 de maio e 1º de junho, na Biblioteca Solidária e em outros pontos de São Francisco Xavier.
2Comentários