Decisões da empresa poderão ficar sob responsabilidade da holding Petrobras, que anunciará em julho as novas diretrizes do seu programa de incentivo à culturaPor Sílvio Crespo
06/06/2003

A empresa BR Distribuidora, que figura na lista dos maiores patrocinadores culturais do Brasil, está em processo de discussão com a holding Petrobrás sobre questões que podem afetar os programas de patrocínio das empresas. Se as negociações forem levadas adiante, as decisões das empresas ligadas à Petrobras passarão a ser centralizadas na holding.

A Petrobras prevê anunciar em julho o Programa Petrobras Cultura, em que serão detalhadas as novas diretrizes do patrocínio, em todas as áreas artísticas. Atualmente, a empresa separa por áreas artísticas seus programas culturais (Petrobras Música, Petrobras Artes Cênicas, Petrobras Cinema e outros) e a BR tem seus próprios projetos. Com a autonomia da BR verificada hoje, muitas vezes os projetos de uma empresa são sobrepostos pelos de outra ? há espetáculos que são patrocinados por ambas. A centralização da política de patrocínio deve por fim a essas duplicidades.

Em 2002, a Petrobras e a BR Distribuidora investiram em cultura respectivamente R$ 38,7 milhões e R$ 24,8 milhões via leis Rouanet e do Audiovisual, segundo o Ministério da Cultura. As empresas continuam ocupando as duas primeiras posições no ranking dos maiores incentivadores culturais do Brasil, mas já foram mais atuantes no setor. Em 2001, elas desembolsaram juntas, em projetos culturais, R$ 111,6 milhões, equivalente a 85% do atual orçamento do MinC, de pouco menos de R$ 130 milhões.

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