Os brasileiros são os que mais utilizam redes sociais no mundo, tanto para fins sociais como para objetivos pessoais. É o que diz o estudo “Consumerização de TI”, patrocinada pela Unisys e promovida pelo IDC. O Facebook e o MySpace são utilizados por 15% dos brasileiros. A média de uso nos Estados Unidos (EUA) é de 3%, na Europa, 6%, e na Austrália e Nova Zelândia, 5%. O Twitter, no Brasil, parece ter emplacado ainda mais, tanto para trabalho como para fins pessoais. Sua média de uso no país é de 20%. Nos EUA, Europa, Austrália e Nova Zelândia essa margem não passa dos 3%.

O mesmo estudo revelou que 19% dos brasileiros afirmam acessar páginas de redes sociais ao menos uma vez ao dia para trabalhar, enquanto 3% dos americanos, 7% dos europeus e 5% dos entrevistados da Austrália e Nova Zelândia alegaram utilizar estas ferramentas.

O brasileiro, segundo a pesquisa, também aderiu mais às comunicações de voz sobre IP (VoIP) em relação a outros países e regiões. Um total de 32% de entrevistados afirmaram utilizar ferramentas de VoIP, como o Skype, no trabalho e em casa. Nos EUA, apenas 7% utilizam este tipo de comunicação, na Europa este número é de 16% e na Austrália e Nova Zelândia, de 17%.

O estudo feito pela Unisys também constatou que vários funcionários brasileiros afirmam ter a autorização de suas empresas para acessar sites na Internet que não estão relacionados ao trabalho, postam em blogs por razões pessoais e armazenam dados e arquivos pessoais nos computadores do trabalho durante o expediente. Entretanto, na outra ponta, as empresas indicam que estas atividades não são permitidas na mesma proporção dita pelos funcionários.

*Com informações da Tela Viva News.


contributor

Atriz, pós-graduada em gestão da cultura.

1Comentário

  • Cultura e Mercado | para quem vive de cultura. » Brasileiros são … | Mercado de Comunicações, 19 de outubro de 2010 @ 9:43 Reply

    […] Go here to see the original: Cultura e Mercado | para quem vive de cultura. » Brasileiros são … […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *