Uma parceria entre o governo federal e o Distrito Federal deverá transformar Brasília na primeira capital do país e da América Latina totalmente digital. A primeira reunião para discutir os termos iniciais do projeto foi realizada nesta quarta-feira (23/2) entre o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, e o governador do DF, Agnelo Queiroz.

O projeto piloto deverá ser implantado em uma cidade-satélite como Samambaia ou Ceilândia e, depois, estendido ao Distrito Federal. O objetivo é ampliar a cobertura de banda larga para todo o território do DF e democratizar o acesso à internet. Uma das possibilidades é garantir à população o acesso gratuito à rede sem fio em espaços públicos como praças e parques da cidade. Segundo Bernardo, o Distrito Federal tem tecnologia, infraestrutura e as condições necessárias “para sediar esse projeto de custo pequeno e alcance extraordinário”.

De acordo com Queiroz, ”o projeto será uma grande revolução da banda larga no Distrito Federal, além de permitir um acesso facilitado da nossa população a todos os serviços públicos através da internet, como Detran, marcação de consultas e matrículas na rede pública de ensino”. A previsão é que o projeto seja implementado em dois anos, fortalecendo a estrutura disponível para a Copa do Mundo de 2014, que terá Brasília como uma das sedes. O governador revelou que o Distrito Federal dispõe de R$ 27 milhões no Orçamento do Governo Federal para utilizar em projetos de banda larga.

A ideia é utilizar a rede de fibras ópticas do Governo Federal e interligá-la com a estrutura já existente no DF, que inclui cabos da Companhia Energética de Brasília (CEB),  do Metrô e da Universidade de Brasília (UnB).

As ações deverão ser coordenadas pela Secretaria Executiva do MiniCom e pela Secretaria de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal . Inicialmente, os dois órgãos vão elaborar os termos do projeto e fazer um levantamento de toda a rede de fibra óptica disponível no DF. A parceria deverá contar também com os Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Educação.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do MiniCom


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *