A Comissão de Educação e Cultura da Câmara dos Deputados realizará audiência para debater a implementação de política de patrocínio para incentivar a cultura e as artes negras em suas variadas linguagens (teatro, música, dança, cinema, fotografia, artes visuais, artes plásticas e literatura).

A comissão convidará para o debate as ministras da Cultura, Ana de Holanda, e de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

O debate será focado no patrocínio por meio de editais e linhas de financiamento, que na opinião do Waldenor Pereira (PT-BA), um dos autores do requerimento para a realização da audiência, devem servir para democratizar e dar mais transparência a diversidade étnica e cultural do país.

Na opinião da Fátima Bezerra (PT-RN), que também solicitou o debate, as políticas de apoio cultural e de patrocínio servem para a formação e consolidação de grupos e companhias de arte negra, indígena ou cigana, e também para a afirmação de instituições culturais.

Segundo o deputado Chico Alencar (Psol/RJ), seria mais democrático e inclusivo estabelecer que os editais tivessem como objeto a seleção de propostas artístico-culturais, com foco em temas e aspectos técnicos formais relativos à cultura negra.

Para compor a comissão julgadora de implementação efetiva de política de patrocínio, os deputados julgam necessária a participação de pelo menos 30% de especialistas afro-brasileiros – artistas, intelectuais, acadêmicos ou profissionais – com conhecimento das questões relativas à cultura, história, tradição e diversidade das populações negras, e de outros segmentos étnicos do país.

O encontro ainda não tem data definida.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *