Com o objetivo de aferir diagnósticos e discutir soluções para problemas e situações identificados no processo de digitalização e na distribuição de filmes, a câmara técnica instalada pela Ancine reuniu-se na última quinta-feira (29/5), no Escritório Central da Agência, no Rio de Janeiro.

A câmara técnica da digitalização e distribuição é composta por profissionais das diversas atividades do cinema e tem por pauta de trabalho os assuntos e medidas elencados na Notícia Regulatória atualmente em consulta pública.

Nessa reunião, o debate partiu da visão geral dos participantes sobre o impacto da digitalização sobre o mercado de cinema. Os efeitos dos contratos de VPF sobre as distribuidoras brasileiras, em especial para os pequenos lançamentos, a situação dos pequenos cinemas e exibidores e o tratamento dos grandes lançamentos foram os assuntos mais abordados.

Estiveram presentes os profissionais Adhemar Oliveira, André Sturm, Jorge Peregrino, Luiz Alberto Rodrigues, Luiz Severiano Ribeiro Neto, Marcelo Bertini, Marcos Barros, Mariza Leão, Paulo Lui, Patrícia Kamitsuji e Rodrigo Saturnino Braga. Eduardo Acuña e Márcio Fraccaroli, também integrantes da câmara, não puderam estar presentes e foram representados por Luiz Gonzaga De Luca e Bruno Wainer, respectivamente.

Os participantes destacaram a tendência à reconfiguração de modelo de negócios implicada pela digitalização. A igualdade de condições para os distribuidores, a integração dos pequenos exibidores e seu acesso aos lançamentos, a necessidade de dados e estudos técnicos para o melhor planejamento das ações, a preocupação com a diversidade e a busca de equilíbrio na ocupação das salas foram alguns dos aspectos ressaltados.

A câmara técnica também definiu seu cronograma de trabalho, que prevê a realização de reuniões mensais. As cinco próximas reuniões serão divididas por temas da Notícia Regulatória, que está em consulta pública aberta a toda sociedade até o dia 20 de junho, no site da Ancine. A fim de enriquecer o debate, serão convidados a participar dos encontros outros agentes do mercado envolvidos com cada assunto a ser abordado.

A próxima reunião deve acontecer ainda em junho. Nessa ocasião, serão discutidos os efeitos dos contratos de VPF sobre as distribuidoras brasileiras independentes.

*Com informações do site da Ancine


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *