De 15 a 17 de março, acontece o 1º Simpósio Internacional de Arte Contemporânea de Campina Grande. Promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte), o Ministério da Cultura e o Governo Federal, o evento reunirá na cidade paraibana professores, produtores artísticos, gestores e críticos de arte que atuam no Brasil e em Portugal.
As conferências trarão nomes como Paulo Sérgio Duarte, Fred Svendsen, Dyógenes Chaves, José Rufino, Franz Lima, Chico César, Madalena Zaccara e Lívia Marques, além de figuras internacionais, como as portuguesas Maria de Fátima Lambert e Gabriela Pinheiro.
A abertura ficará a cargo de uma aula magna de Paulo Sérgio Duarte, que hoje atua como crítico de arte, pesquisador e pesquisador do Centro de Estudos Sociais Aplicados (Cesap) da Universidade Candido Mendes, do Rio de Janeiro. No dia 16, Gabriela Pinheiro, diretora de mestrado em arte e design para o espaço público da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, irá ministrar a conferência “A arte do contemporâneo no espaço das cidades”.
As inscrições são gratuitas. Programação completa e ficha de inscrição estão disponíveis no site www.maquinarama.com.br/artecontemporanea.
*Com informações do Jornal da Paraíba