Olinda será a Capital Brasileira da Cultura 2006, com extensas atividades culturais programadas.
O presidente do Bureau Internacional de Capitais Culturais (BICC), Xavier Tudela, apresentou em Cork (Irlanda), Capital Européia da Cultura 2005, a iniciativa da Capital Brasileira da Cultura, durante a reunião anual da Rede Européia de Capitais Culturais (ECCM).
O BICC é uma organização internacional com sede em Barcelona, na Espanha, responsável pela criação e implementação dos projetos Capital Americana da Cultura, Capital Brasileira da Cultura, Capital da Cultura Catalã e Capital da Cultura Española, dentre outros que estão em fase de implementação.Tem como principais objetivos valorizar e promover a diversidade cultural dos países; utilizar a cultura como elemento de integração, intercâmbio e de cooperação entre os povos e adotar a cultura como instrumento de desenvolvimento social e econômico.
Desde a sua divulgação oficial em novembro de 2004 , o projeto Capital Brasileira da Cultura já foi apresentado internacionalmente diversas vezes, como no Simpósio Internacional de Capitais Culturais, realizado em Atenas em outubro.
A cidade de Olinda, designada para 2006 como a primeira Capital Brasileira da Cultura, irá desenvolver no próximo ano um extenso programa de atividades culturais. O patrimônio histórico-cultural da cidade irá promover a cidade como destino turístico nacional e internacional.
As inscrições de candidaturas para a Capital Brasileira da Cultura 2007 podem ser feitas até 28 de fevereiro de 2006. Em 31 de março será anunciada a segunda cidade brasileira a receber o título.