Com o objetivo de fortalecer a memória, a história, a identidade e a diversidade cultural das diversas regiões do país, o Ministério da Cultura, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IRFN) e instituições federais de vários estados, lança o projeto Caravana da Cidadania Cultural.
A Caravana da Cidadania insere-se nas ações dos programas Mais Cultura e Cultura Viva, e pretende promover uma grande mobilização em torno de discussões sobre o papel da Cultura na sociedade globalizada, envolvendo o poder público nas instâncias estadual e municipal, além de grupos culturais, instituições de ensino e pesquisa, e Pontos de Cultura.
Em todas as edições do projeto serão realizadas apresentações de grupos locais e nacionais, palestras, exposições e oficinas de arte. Para isso, serão percorridas, até março de 2010, 18 cidades em 16 estados do país. As localidades foram previamente selecionadas e receberão, ainda, visitas de técnicos para a elaboração de um levantamento sociocultural com vistas a fortalecer as manifestações artísticas locais, assim como a catalogação para o desenvolvimento de políticas públicas para a área.
A iniciativa acontecerá de forma itinerante percorrendo municípios de todas as regiões brasileiras. Em torno desses serão agregadas diversas outras cidades de pequeno e médio porte. Segundo o MinC, o projeto vai garantir à população o acesso aos bens culturais e aos meios de produção artística, estimulando a diversidade cultural e o intercâmbio entre grupos.
Fazem parte da metodologia o mapeamento das manifestações culturais locais, mobilização de artistas, grupos e Pontos de Cultura, construção de parcerias, ocupação de espaços públicos, mobilização de gestores públicos, realização de atividades culturais e educativas, ocupação de espaços nos veículos de comunicação, documentação das ações que deverão gerar um documentário cinematográfico e fotográfico sobre as Caravanas realizadas e, finalmente, a publicação de um livro com textos e imagens sobre o projeto.
* Com informações do MinC