Uma parceria firmada na última semana entre o governo do Estado e o Banrisul, que destinará – via Lei Rouanet – R$ 8 milhões para a revitalização e modernização da Casa de Cultura Mario Quintana, deverá promover ampla reforma em um dos mais importantes patrimônios culturais do Estado do Rio Grande do Sul.

Além da reforma da fachada e das aberturas, a revitalização deve incluir nova ambientação interna, melhorias na sinalização e na acessibilidade e modernização das três salas de cinema e nos dois teatros do prédio.

O diretor da Casa de Cultura, Paulo Wayne, explica que o processo consiste em várias medidas a serem tomadas em duas fases. A primeira tem previsão de início em abril de 2012 e término em 2013. A segunda etapa deve ser finalizada em 2014, quando acaba o atual mandato da diretoria da Casa de Cultura. “Dada a urgência desta obra, daremos prioridade ao restauro das fachadas e aberturas. Este projeto já está pronto”, disse Wayne.

Segundo ele, as medidas de aprimoramento da acessibilidade serão contínuas. Ele espera que até 2014, de 70% a 80% do espaço seja acessível para pessoas com deficiência – não apenas as instalações, como a programação cultural. “A Casa de Cultura está defasada, não dialoga com as novas tecnologias que permitem a inclusão dessas pessoas. Nossa programação passará a incluir mais opções acessíveis, como o cinema inclusivo, com audiodescrição para os deficientes visuais.”

A Associação de Amigos da Casa de Cultura (AACCMQ) – criada em 1983 para captar recursos da Casa de Cultura, inaugurada em 1990 – terá papel fundamental como proponente dos projetos e, uma vez liberado o dinheiro, como administradora financeira das reformas. “Nós passaremos o cheque para cada despesa. A equipe vai acompanhar o andamento das obras, porque, ao fim de cada ano, somos nós que prestamos contas para o Ministério da Cultura”, afirmou o presidente, Eduardo Vital.

*Com informações do jornal Zero Hora


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *