As mais novas aquisições da Rússia diretamente de solo brasileiro são dois jovens bailarinos. Bruna Gaglianone e Erick Swolkin, ambos de 20 anos, acabam de ser contratados pelo Balé Bolshoi de Moscou, algo como a seleção dos melhores profissionais da dança do mundo.

Os dois são crias da Escola de Balé do Teatro Bolshoi no Brasil, em Joinville, e passaram os últimos 10 anos – dos 11 que a escola acabou de completar – sendo lapidados na cidade catarinense. A história ganha contornos ainda mais românticos se lembrarmos que Swolkin nasceu na Grande SP e foi ‘recrutado’ numa escola pública de um distrito de Joinville, e que Bruna é de Caxias, no Maranhão, e foi selecionada em São Luís. Não bastasse isso, os dois são namorados e compartilhavam do mesmo sonho impossível: trabalhar – juntos – no Bolshoi.

Bruna diz que não tinha esperança, já que o Bolshoi é, tradicionalmente, muito fechado e exigente com relação a estrangeiros. Mas para ela, ter estudado na filial brasileira do teatro e conhecer o método russo foi determinante. “A gente já domina a técnica deles, sem dúvida, ter essa formação ajudou muito. Já somos vistos com outros olhos. Eles são tão bons que querem alguém que possa chegar ao nível deles. E é isso que nós queremos”, explica.

Se por um lado o casal comemora e ainda está sob efeito do choque, o supervisor geral da escola no Brasil, Pavel Kazarian, se mostra mais sóbrio. Ele lembra que os dois vão para a Rússia no próximo dia 10 e ainda têm que passar por exames médicos e preparar toda a documentação. Kazarian lembra ainda que os dois tiveram muita paciência e perseverança, já que recusaram inúmeros convites de outras companhias – muitas delas grandes – de olho no sonho de dançar pelo Bolshoi.

Agora serão três brasileiros por lá. Mariana Gomes, que passou por um estágio e não foi contratada direto, como aconteceu agora.

O casal vai se unir à outra brasileira da companhia, Mariana Gomes.

*Com informações de O Globo Online


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *