Com o grande retorno de imagem para o Banco do Brasil e o alto nível de satisfação do público e dos artistas, a entidade aumenta seu orçamento para 2003 e planeja reforma de R$ 1,5 milhãoPor Sílvio Crespo

Retorno aproximado de R$ 9 milhões por ano em mídia espontânea, para um investimento anual de R$ 5 milhões. Em 12 de outubro último, a unidade brasiliense do Centro Cultural Banco do Brasil completou dois anos de sua fundação, com números que expressam um caso de investimento cultural privado que pode ser considerado “de sucesso”. Para a empresa, o retorno de imagem é evidente, com centenas de menções positivas na imprensa. Além disso, alguns dados indicam uma considerável contribuição para a cultura local.

Apenas dois meses após a sua inauguração, o CCBB Brasília recebeu a Comenda da Ordem do Mérito Cultural do Distrito Federal. O prêmio é uma condecoração do Governo Distrital que visa tornar público o empenho de cidadãos e entidades que, de maneira significativa, destacam-se na prestação de serviços à cultura brasileira.

Personalidades
Segundo pesquisa feita pela própria entidade, com o público e os artistas, cerca de 85% das pessoas que participaram de algum evento consideraram “ótimo” ou “bom” o trabalho do CCBB. Desde a inauguração até setembro deste ano, o Centro Cultural já recebeu mais de 300 mil espectadores, para os seus 713 eventos realizados. Entre intelectuais e artistas, participaram de eventos no CCBB Brasília nomes como Ana Botafogo, Amir Haddad, Tonico Pereira, Tunga, Waltércio Caldas, Marilena Chauí, Adriano e Fenando Guimarães, Irmãos Campana, Lilian Barreto, Diogo Vilela, Hermeto Pascoal e outras personalidades de projeção nacional e internacional.

Ampla área de atuação
O Centro Cultural atua em praticamente todas as áreas artísticas: artes cênicas (teatro, ópera e dança), artes plásticas (instalação, pintura, escultura, gravura, exposições fotográficas, multimídia etc.), música popular e erudita, cinema e vídeo (mostras coletivas ou temáticas), programa educativo (atividades educacionais complementares aos eventos do CCBB) e idéias (cursos, palestras, workshops, ciclos de debates etc).

De outubro de 2000 a setembro deste ano, foram realizadas 14 exposições, 36 eventos do programa Idéias (rodas de leitura, debates, workshops etc), 200 espetáculos de artes cênicas, 95 shows musicais, 331 vídeos e 37 eventos institucionais. O Programa Educativo, que organiza visitas monitoradas ao CCBB, já recebeu, desde a inauguração da fundação, cerca de 89 mil estudantes de escolas públicas e privadas.

Ampliação
Com esses indicadores de sucesso, o CCBB Brasília faz planos para crescer. O Banco do Brasil aumentará quase 60%, em 2003, o investimento na fundação, chegando a R$ 7,9 milhões. No ano que vem, uma reforma orçada em R$ 1,5 milhão construirá mais uma sala de exposições e outra de cinema e vídeo, além de um foyer e uma livraria. É a aposta, até agora bem sucedida, do banco estatal em um nicho de mercado que começou a ser explorado há pouco tempo. Até o ano de 2000, era rara a presença na cidade de artistas de destaque nacional e internacional.

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