A cidade de Sobral, no Ceará, vai receber, de 23 a 26 de maio, o I Nossas Américas – Nossos Cinemas: I Encontro de Jovens Realizadores da América Latina. O evento pretende reunir profissionais do audiovisual para intercâmbios culturais e estéticos.
Durante quatro dias, os realizadores participarão de mesas temáticas, palestras e mostras de filmes, em busca de novas formas de organização, de trocas e vivências. A partir desse encontro, poderão ser estabelecidas redes solidárias de cooperação, de ensino e de difusão, dentro de um processo de respeito à diversidade e de uma ética que estabeleça a reciprocidade, contribuindo para a universalização das culturas dos povos.
Segundo Barbara Cariry, diretora geral do evento, a ideia é realizar ações em centros urbanos do interior, como Sobral, onde já acontece um trabalho cultural significativo e onde existe um núcleo de produção audiovisual emergente, a partir do trabalho já realizado pela Escola de Ofícios e Artes (ECOA) e pela Universidade do Vale do Acaraú (UVA).
Os 100 jovens realizadores convidados foram indicados por universidades, associações de cineastas e órgãos nacionais e internacionais ligados ao cinema e à cultura, dentro de vários perfis culturais, sociais e étnicos.
Além deles, cerca de 60 convidados nacionais e internacionais realizarão palestras, debates e mesas redondas sobre o Cinema Latino Americano e Caribenho.
*Com informações do site Cinema com Rapadura