Dez anos e mais de R$ 500 milhões depois, o complexo cultural carioca Cidade das Artes será aberto ao público em dezembro, com uma temporada de ensaios do musical “Rock in Rio”. A informação é da Folha de S. Paulo.

Projetado pelo francês Christian de Portzamparc, o espaço tem duas salas de espetáculos (uma com 1.650 lugares, outra com 456) e 21 espaços multiúso que abrigarão cinema, galeria de arte, restaurante e salas de ensaio.

Para administrá-lo, o prefeito Eduardo Paes reativou a fundação RioArte e escolheu para presidi-la o gaúcho Emilio Kalil, ex-secretário municipal de Cultura.

“A primeira coisa que eu quero fazer é abrir a Cidade das Artes para a população do Rio conhecer esse prédio de que tanto se falou nos últimos 10 anos”, diz Kalil, referindo-se às polêmicas por conta de atrasos e aumento de custos da obra, iniciada na gestão Cesar Maia em 2002.

Os ensaios de “Rock in Rio” serão abertos a alunos da rede pública. O musical estreia em janeiro e, em março, ocorre a abertura oficial da temporada 2013. A programação não está montada, mas Kalil diz que irá do erudito ao popular.

Kalil terá um orçamento anual estimado em R$ 26 milhões. Pretende usar o local como centro de eventos corporativos e institucionais, faturando com o aluguel para investir na programação.

Segundo ele, seis OS mostraram-se interessadas em administrar a Cidade das Artes, dentre elas o Instituto Tomie Ohtake, mas o edital foi suspenso por questionamentos do Tribunal de Contas do Município (TCM).

Clique aqui para ler a matéria completa.

*Com informações da Folha Online


editor

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *